terça-feira, junho 15, 2010

William Bouguereau

William A. Bouguereau, pintor francês nasceu em La Rochelle a 30 de Novembro de 1825 e morreu em La Rochelle, 19 de Agosto de 1905. Tradicionalista, despretensioso e modesto, tornou-se um conceituado artista do século XIX. Foi membro do Instituto das Artes Francesas e Presidente da Sociedade de Pintores, Escultores e Gravadores de França. Ganhou grande reputação como grande pintor de temas mitológicos,contudo Bouguereau pintou telas lindíssimas representando mães com seus filhos ao colo, crianças brincando, jovens raparigas conversando, bordando, brincando....As suas telas são extremamente apelativas, pois W. Bouguereau, soube captar com grande intensidade e plasticiade as mais diversas expressões que compõem o rosto e o cropo humano. A maior parte das suas obras foram pintadas na sua terra natal, La Rochelle, no jardim do seu estúdio, num estilo realista quase fotográfico e que se tornou um sucesso entre os coleccionadores de seu tempo, embora modernamente tenha sido relativamente esquecido pela celebridade dos impressionistas seus contemporâneos entre os quais Renoir, Veermer, Degas, Matisse entre outros. Em 1896, com 71 anos, desposou uma estudante de arte norte-americana, Elizabeth Gardner, cujas pinturas posteriores mostram claramente a forte influência do seu mestre e esposo. Perto do fim da vida expressou seu amor à arte escrevendo: " Cada dia entro no meu estúdio cheio de alegria; à noite, quando a escuridão me obriga a deixá-lo, mal posso esperar pelo dia seguinte. Se eu não me pudesse devotar à minha amada pintura eu seria um pobre coitado".Com tamanha dedicação desenvolveu uma carreira extraordinariamente prolífica, deixando oitocentas e vinte e seis obras. Faleceu com oitenta anos, de um ataque cardíaco.

Sem comentários: