terça-feira, maio 26, 2009

À Redescoberta de Sir Lawrence Alma Tadema

Sir Lawrence Alma Tadema (1836- 1912) nasceu na Holanda mas tornou-se cidadão britânico e faleceu em Inglaterra em 1912. Foi um pintor clássico, pintor de história, pintor revivalista de excelente técnica para aquilo que pretendia fazer...
Contemporâneo dele foi E. Manet (1832- 1883) um dos quatros grandes pintores do Impressionismo (os outros terão sido Monet, Degas e Renoir). Manet também era dotado de uma boa técnica, só que a dele apontava para outros valores da pintura que por volta dos anos setenta de oitocentos começaria a vingar...
No apogeu de Alma Tadema, um só quadro dele, valia tanto como toda a obra de Manet!!!!!
Por volta de 1960, 1970, 1980 um bom quadro de Manet valia tanto como toda a obra de Alma Tadema.....
Hoje, porém as situações estão menos radicalizadas, cada um desses grandes pintores tomou o seu devido lugar, mas é evidente que a revolução que Manet encetaria perdura como um marco notável da evolução que foi do Renascimento até aos primeiros anos do século XX (a ascenção do Cubismo do Expressionismo e do Surrealismo).
O pequeno filme que vão ver é uma evocação da obra deste grande pintor que foi Alma Tadema, tão pouco conhecido e divulgado nos dias de hoje. Sir L.Alma Tadema revela a sua técnica na abordagem de perspectivas elaboradas, na forma como nos apresenta as suas personagens sejam elas femininas ou masculinas.
As suas representações neoclássicas de cenas de Roma, Grécia Clássica e do Egipto forma sempre muito apreciadas na sociedade vitoriana. O talento deste pintor fez com que fosse por diversas vezes convidado a encarregar-se de cenografias de peças de teatro.


Sem comentários: