quinta-feira, setembro 08, 2016

Sem Olhos no Ecrã

Uma das coisas que irei continuar a batalhar enquanto tiver fôlego é contra a mania absolutamente terrível de que certas/muitas pessoas têm, de se dirigirem a uma bilheteira de cinema comprarem o  respectivo bilhete, balde de pipocas e afins, entrarem porta adentro, sentarem-se na sala, puxarem do seu telemóvel e estarem toda a sessão no facebook, whatsapp, no serviço de mensagem e agora há as que conversam tratando da sua vidinha como se estivessem na sala de estar lá de casa ou no seu local de trabalho, se bem que duvido que em certos empregos pudessem fazer o que vejo fazer no cinema.
Tenho a pouca sorte de apanhar sempre com uma ave dessas e invariavelmente lá estou eu a pedir/solicitar que desliguem o dito telemóvel porque a luz me está a bater em cheio na cara... que deixem de conversar porque por acaso estão numa sala de cinema e como é costume poucos são os que os desligam de ânimo leve, posto que antes de o fazer ainda resmungam e bem.
Pergunto eu: Se a pessoa está disposta a gastar dinheiro por um ingresso de cinema (que não tão barato assim) porquê não olhar para o ecrã e ver o que ali se está a desenrolar?
Se NÃO queriam ver o filme mas antes estar com os olhos pregados no telemóvel,então porquê lá ir?
Porque não aguardar serenamente que o filme chegue ao vídeo clube da sua televisão ou à venda em dvd e verem o mesmo no remanso do seu lar?
Porquê incomodar as pessoas que realmente estão ali para aquilo que vão, que é ver sossegadamente o seu filme numa sala escura, sem levar com um ecrã super iluminado na cara e ouvir conversas de negócios ou até como já me aconteceu uma zanga pelo telefone  entre marido na sala e  mulher vai lá a pessoa saber onde??
Como é tal coisa possível? 
Já cheguei no  a sair numa das salas do grupo UCI a ir à procura de um funcionário para pôr cobro a uma conversa que um homem estava a ter com outro com o filme a decorrer!
 Mas o que é isso? Que gente marada é essa que agora pululam pelos cinemas?
De onde saiu essa gente? Será que é no escurinho do cinema que sabe melhor ir coscuvilhar para o facebook, mandar mensagens ou conversar?
Não o faziam em casa, no trabalho, lá fora no átrio do cinema ou mesmo passeando pelo Centro Comercial?
Há coisa de um mês aconteceu uma cena absolutamente caricata. Já estava sentada quando um casal com uma adolescente se senta perto de mim. Mal começa o filme a garota desinteressa-se imediatamente pelo que se passava no ecrã.  Como tal, puxa do seu big telemóvel e começa  a mandar mensagens sucessivas. Eu  peço ao familiar mais próximo de mim (a adolescente sentava-se na ponta) que mande a menina desligar o telemóvel por causa da luz do ecrã que ilumina a fila e que não só me incomodava mas a outras pessoas também. 
O recado é passado à garota. O que faz ela?
Levanta-se e vai sentar-se  na ponta da fila onde passa o filme todo com o telemóvel ligado presumo  eu que sempre no facebook ou outra qualquer rede social. Quando o filme acaba e ainda com o genérico a passar levanta-se, sempre com o telemóvel ligado, sai e vai-se embora. 
Quando sai vi-os no átrio do cinema e esperaria ouvir  o casal a dar uma reprimenda à filha, mas não... quando passo por eles oiço-os simplesmente e serenamente a combinar onde ir jantar com a garota sempre de olhos postos no ecrã desinteressada completamente deles.
Perante isto nada há acrescentar, a não ser que a minha batalha contra os  telemóveis ligados durante o visionamento de um filme  continuará durante muito tempo, posto que infelizmente essa falta de civismo tão cedo desaparecerá dos nossos cinemas.

Sem comentários: