domingo, setembro 11, 2016

O Stress de Setembro

Ontem assisti numa grande superfície comercial aquilo que se assiste em todos os inícios de ano lectivo. O descabelamento total dos pais a comprar material escolar para os seus filhos.
 De facto, não há começo de ano lectivo que não me  abismo ao ver  centenas de encarregados de educação entregues ao fardo de gastar uma "pipa de massa" e nos mais diversos objectos que a mente humana pode inventar, estando ainda por cima em permanente luta com o pouco  dinheiro que  têm nas suas carteiras.
Vi uma mãe com duas crianças tão destroçada, tão cansada e tão stressada com os gritos, choros  e variadas exigências dos miúdos que não lhe restou senão dar um berro e dizer: "Chega...amanhã venho cá sozinha e vocês ficam com o vosso pai!"
Se multiplicarmos essa cena pelas muito grandes superfícies que abundam por este país aí vemos a dimensão da insanidade que se dá nesta altura em que pais de lista em punho comprar os mais diversos artigos, como lápis, canetas, mochilas, réguas, esquadros, compassos, borrachas, cartolina de todas as cores e feitios, colas ...uma miríade de coisas que os miúdos vão paulatinamente destruindo ao longo do ano, pois só assim se justifica começar tudo de novo em cada inicio de Setembro. 
Se juntarmos a isso a loucura  que é a compra de livros, não admira que este mês da graça do Senhor acaba por ser algo de inesquecível para os pais e encarregados de educação que num ápice vêem fugir-lhes do corpo e da alma qualquer réstia de descanso que tenham tido durante o mês de Agosto. A confusão não é maior porque muita gente já opta pelas compras on line, tendo assim um pouco mais de paz. 
As editoras na ânsia de facturar colocam livros técnicos a preço de caviar e penso que nada durante anos será mudado nesse capítulo pois há interesses muito fortes por detrás de todo este negócio e as grandes superfícies aproveitam esta ocasião para vender e vender bem coisas que muitas vezes me pergunto para quê que servem e se todo esse material não seria melhor ser adquirido ao longo do ano lectivo sem stress e confusões e sobretudo sem se gastar autênticas fortunas quando se chega à linha de caixa.
É o país que temos, é a politica de educação que nos rege, e parece-me que nesse capítulo tudo continuará assim durante muitos anos e Setembro após Setembro as lojas se encheram de encarregados de educação e filhos em busca do sacrossanto material escolar.

Sem comentários: