segunda-feira, agosto 22, 2016

Demónios em Néon

Realizado por Nicolas Winding Refn que já nos tinha dado os muito por mim amados "Drive" e "Só Deus Perdoa", esta sua última obra  Neon Demon,  agora em cartaz em Portugal (esteve em competição pela Palma de Ouro no último festival de Cannes e deu muito brado e apupos) é uma experiência cinematográfica um tanto ou quanto assustadora nas premissas, que são 'só' uma visão absolutamente alucinante dos bastidores do mundo da moda, onde vale tudo e quando digo   vale tudo é no sentido literal da palavra.
Com a muito segura Elle Fanning no papel principal, uma lolita de olhar cândido que Rafn põe em cena, o que aqui vemos são várias 'demónias' de salto muito alto e ar falsamente angelical que tudo fazem para singrar neste mundo tão apetecível que é o da moda, mais propriamente ser-se a melhor modelo  e onde jovens mulheres  degladiam-se numa arena muito sua, para alcançarem a visibilidade e por arrasto fama e muito  sucesso.
Nicolas Rafn não vacila e dá-nos a observar um mundo de grande perversidade, maldade, narcisismo, cupidez, e sobretudo a mais pura inveja que já me foi dado a a assistir em termos cinematográficos. 
Apesar do filme a espaços pecar por excesso de imagens com carga simbólica, a fotografia é fabulosa de bela e a musica um autêntico portento.Penso, aliás, que a mais valia do filme é a banda sonora que o pontua, completamente integrada nas imagens. Nesse aspecto o filme é soberbo!
Claro que não posso deixar de referir a prestação magnífica da Elle Fanning e do seu rosto perfeitíssimo para este papel, assim como o de Jena Malone ( um portento de actriz) a lindíssima Abbey Lee que já tínhamos visto em Mad Max e que aqui mostra estar no bom caminho, Keeanu Reeves, Christina Hendricks,Karl Clusman, Desmond Harrigton, Bella Heathcote entre outros.

Um filme Imperdível!

Sem comentários: