domingo, julho 03, 2016

Revisitação de um Mito

Foi com agrado que vi chegar ao Meo, este fabuloso filme de Christopher Smith (2009) intitulado de Triangel ( Triângulo do Medo) com uma fabulosa e talentosa Melissa Jorge. Já o tinha visto há uns anos atrás e adorei o filme do princípio ao fim. Ontem fazendo zapping pelo video clube da Meo (passo a publicidade) fui dar com o filme e fiquei genuinamente feliz em poder revê-lo.
O filme é imperdível a todos os títulos quanto mais não seja porque eu gosto imenso da mitologia grega e ai o que vemos é nada mais do que a revisitação do Mito de Sísifico um dos personagens mais trágicos da mitologia, pois foi para sempre condenado a rolar uma pedra de mármore montanha acima, pedra essa que por força da sua  maldição rolava ladeira abaixo tendo que  Sísifico tornar a rolá-la montanha acima num movimento para toda a eternidade, sendo incapaz de mudar o seu fatal e amaldiçoado destino.  
Assim, o que aqui vemos neste soberbo filme nada mais é do que o castigo de alguém que faltando às suas obrigações de mãe de um filho deficiente, terá que eternamente repetir os mesmos actos para toda a eternidade, sempre metida dentro de um tenebroso barco de seu nome...Aeolus o nome do pai de Sísifico e Senhor os Ventos segundo a Mitologia grega. 
O filme a espaços é tão espantosamente agonizante e sufocante  que o espectador é genuinamente contagiado pela infelicidade da personagem principal, e esse mérito só um bom realizador e uma actriz talentosa conseguem produzir. 
Carregando o filme às costas pesar de o mesmo ter actores muito bons e alguns em inicio de carreira como é o caso de Liam Hemsworth, recomendo a todos este incrível e inteligente filme que tenho a certeza que muita gente fará aquilo que eu fiz, que foi de tornar a ver o filme outra vez para que algumas cenas pudessem então  ser entendidas, pois o modo que as mesmas foram colocadas são tão subtis que algumas só no fim fazem sentido.
Este Triange é algo a não se perder.

Sem comentários: