quarta-feira, julho 13, 2016

René Magritte- O Assassino Ameaçado

Ontem estava a ver num dos canais da cabo  um dos episódios (bastante bons) da série Poirot e dei por mim a pensar no pintor belga René Magritte( 1898/1967) 'compatriota' do famoso detective criado pela escritora Agatha  Christie.
 Ao pensar em Magritte e na associação com Poirot lembrei-me de abordar aqui uma das suas obras um tanto ou quanto misteriosa denominada de "O Assassino Ameaçado", um óleo sobre tela que se encontra no MoMa em Nova Iorque.  
Surrealista como era, Magritte criou obras ímpares dentro desse campo, obras essas que quase todas elas tinham uma componente muito misteriosa, talvez por o pintor ter um genuíno interesse por romances policiais e tentar transportar isso para as suas telas. 
Assim, o que aqui vemos é um quadro onde uns poucos de personagens masculinos e uma feminina encarnam papeis muito estranhos e ao mesmo tempo fascinantes. 
René Magritte
O corpo de uma jovem mulher assassinada jaz em cima de uma cama. Esta nua e sangue jorra-lhe pela boca, mostrando que foi brutalmente assassinada. Está deitada sobre uma colcha vermelho vivo a cor que dá vida à tela. Dois homens armados um com uma moca e outro com uma rede e aparentando ser policias esperam aquele que nos dá ideia de ser o assassino que alheado do corpo ouve atentamente música vindo de um grande gramofone.  Sobre uma cadeira repousa um sobretudo, um chapéu e no chão uma maleta. Completando esse estranho quadro existe uma janela aberta para uma paisagem de montanha onde  três personagens espreitam toda a cena, assemelhando-se a nós que como espectadores apreciamos esta obra. 

Magnificamente executada  esta tela assemelha-se a uma pequena peça de teatro pelo decór criado por Magritte, todo ele em tons cinza e negro e onde a cor mais viva vai ser precisamente a colcha onde se deita a vitima. A pouca expressividade dos personagens masculinos tornam tudo muito obscuro e misterioso, tornando fascinante toda a cena.
Uma obra soberba deste pintor que eu amo de coração.

Sem comentários: