segunda-feira, outubro 19, 2015

Gold Marilyn Monroe

Andy Warhol, nascido em Pittsburg na Pensilvânia (E.U.A) em 1928 e falecido em Nova Iorque em Fevereiro de 1987 começou as suas arte pop com imagens vindas da BD. Dizem que quando viu uma exposição da obra do grande Lichenstein em Nova Iorque resolveu abandonar a temática da banda desenhada e passar a abordar obejctos e pessoas conhecidas...mais propriamente pessoas famosas.
É o caso da série que o mesmo fez dedicados a esse ícone do cinema que foi Marylin Monroe e que deu inicio em 1962 pouco tempo depois da actriz ter falecido.
 Partindo de uma imagem fotográfica que anunciava o filme Níagara (1953) em que M.Monroe era uma das actrizes principais, Warhol que adorava o mundo do cinema (foi cineasta) e coleccionava fotografias e cartazes publicitários de filmes, vai conceber uma tela de homenagem à actriz em que situa o rosto da mesma no centro enquadrando-o como nos antigos ícones bizantinos em tom dourado.
Não há dúvida que vemos que Andy Warhol adorava o glamour transmitido por esta actriz e isso vai ser reflectido na tela posto que retrata a mesma dando especial relevo à sua boca entreaberta em diversas composições, numa das quais essa é a única temática a ser repetida várias vezes na tela.
Por sua vez os olhos da famosa e malograda actriz tornam-se como o centro da nossa atenção pelas suas atraentes características.
 De facto, Marilyn Monroe era míope e como não usava óculos, o seu olhar de  pálpebras descaídas acabava por ter um magnetismo irresistível, que vai ser perfeitamente reflectido na obra de Warhol. Também o loiro do cabelo vai ser substituído por um vivo amarelo, e as sombras sobre os olhos carregados de azul fazem contraste com a boca magnificamente pintada de vermelho.
Esta portentosa obra denominada de Gold Marilyn Monroe,  um acrílico serigrafado e óleo sobre tela pode ser visto no Museu de Arte Moderna  em Nova Iorque.

Sem comentários: