quarta-feira, setembro 30, 2015

Um Homem algo Irracional

É sabido que o realizador norte americano Woody Allen, faz um filme por ano.
Se no ano passado brindou-nos com o nada brilhante Magia ao Luar, este ano a coisa não melhorou muito mais com este seu último filme o Homem Irracional cujo elenco  é constituído por esse grande canastrão que é o Joaquin Phoenix, a ninfeta e sempre segura Emma Stone, (a espaços a mesma faz lembrar Mia Farrows) a irreverente  Parker Posey, Tom Kemp entre muitos outros.
Fui vê-lo com a esperança que estava ali qualquer coisa de brilhante e de transcendente visto a coisa se ambientar num campus universitário e o tema ser um professor de filosofia em crise existencial, mas essa minha esperança esvaiu-se logo quando vi que Joaquin Phoenix foi  um monumental erro de casting arrastando-se penosamente( e penosamente é mesmo o termo visto o mesmo estar gordíssimo e sempre em perpétua sonolência) e Emma Stone (será ela agora a nova musa de W.Allen?) não ter a garra necessária para agarrar um papel que nas mãos de uma...olha de uma Mia Farrows quando nova, nos daria um delicioso filme, até porque o guião é bastante interessante e até algo original.
Contudo, tudo foi embrulhado de uma forma tal, que a páginas tantas já nem Kant, nem Kierkegaard, nem Heidegger abundantemente referidos salvam o filme, e o pior é que por vezes as referências aos mesmos soaram-me a pura pretensão...ou sou eu a ser muito critica. Enfim....
 Com um final absolutamente desastroso a provar de uma maneira muito tosca e algo primária que o crime perfeito não existe e lembrando constantemente o Crime e Castigo do grande Fedor Dostoiévski este Homem Irracional não redime W.Allen do declínio que temos vindo   assistir no que respeita à sua filmografia desde De Roma com Amor.
Ai que saudades de um Match Point e da sua escandalosa imoralidade e ai que saudades de um Vicky,Cristina Barcelona e da sua divertida irreverência, para já não falar no divertido Meia Noite em Paris, um filme que guardo com especial carinho no meu coração.
Não é um filme que nos incomoda e pelo qual dizemos ter dado por mal empregue o dinheiro,( há por aí bem piores) mas dizer que este Homem Irracional é o um grande filme é manifestamente um exagero.
Vê-se mas não nos convence.
 

1 comentário:

redonda disse...

Já pensei ir ver, depois afastei a ideia, voltei a pensar em ir e agora fiquei a pensar de novo que talvez seja melhor não ir :)