sexta-feira, maio 22, 2015

Quadrilha no Moulin Rouge

Termino com Quadrilha no Moulin Rouge um pequeno périplo que fiz sobre um pintor que amo de coração que é Henri Toulouse-Lautrec.
A obra que aqui aparece é a Quadrilha no Moulin Rouge, onde mais uma vez vemos o pintor a abordar cenas do quotidiano dos cabarets de Paris e das mulheres que lá trabalhavam.
Nesta tela deparamo-nos com uma cena onde a alegria está ausente. Contudo, também não vemos auto compaixão e embora a vida que o pintor nos mostra seja rude e algo sórdida, para não dizer totalmente sórdida, ela é mesmo assim vivida com muita determinação.
 No centro da tela vemos uma bailarina do clube nocturno Moulin Rouge sendo ela um dos modelos favoritos de Lautrec, visto aparecer em mais telas do artista. Gabrielle de seu nome , encara-nos a nós espectadores com uma expressão muito cómica de alguém já profundamente embriagada. Tenta manter-se em pé no centro do salão e a sua postura de pernas abertas e mãos à cintura não deixa de ser algo agressiva como desafiando tudo e todos para uma dança com ela.
 Um casal entra e só os vemos de perfil. O casaco dela é uma mancha castanha que juntando-se ao verde azulado do vestido de Gabrielle são as cores predominantes da tela. A cor alegre é-nos dada pelo casaco rosa da bailarina ao fundo.
Este Quadrilha no Moulin Rouge, (1892) mais uma vez dá-nos a ver a Paris Henri Toulouse-Lautrec  assim como as  mulheres dos bordeis e de cabarets como é o caso do  famoso Moulin Rouge.

Sem comentários: