domingo, março 15, 2015

Gustav Klimt-O Beijo

O Beijo
Gustav Klimt, pintor austríaco que eu amo de coração ( não vejo a hora de estrar o Woman in Gold com a  sempre brilhante  Helen Mirren cuja temática é precisamente uma das telas deste pintor roubadas durante a segunda guerra mundial pelos nazis) nasceu em em Baumgarten, Viena, a 14 de Julho de 1862 e faleceu em Viena, a 6 de Fevereiro de 1918.
Descendente de uma família de artistas e de artífices, herdou do pai um grande gravador de ouro o gosto por telas cujas personagens se encontram como que envoltas numa paisagens feita de ouro puro e que lhes dará um toque inconfundível e ao mesmo tempo irresistível. Amado pelos seus pares e pelos apreciadores de arte em geral Klimt produziu retratos elegantes, associados a formas estilizadas e a cores artificiais, criando assim o seu próprio conceito de beleza extremamente harmoniosa.
Retrato de Klmt feito por Egon Schiele
A sua tela o denominada de O Beijo  que aqui aparece é o exemplo disso e nela podemos ver uma obra decorativa deslumbrante, assim como  apreciar a fusão de duas figuras numa só e onde podemos ver a ansiedade do elemento masculino que agarra o rosto da rapariga cujo corpo  como que se funde dentro do outro. Neste contexto, só o  rosto e as mãos deste par se tornam visíveis, pois tudo o resto é um grande turbilhão dourado, cravejado de rectângulos coloridos, sugerindo em toda a sua plenitude uma explosão física e emocional extremamente erótica.
É de facto uma tela magnífica!

1 comentário:

redonda disse...

Descobri este quadro com um filme "Morrer jovem" com a Julia Roberts. No filme aparecia este quadro, penso que outros do klimt também e obras de Dante Gabriel Rossetti.