quinta-feira, março 19, 2015

Citizenfour

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, Vencedor Bafta de Melhor Documentário, Melhor Documentário para o NewYouk Critics Circle, Melhor Documentario para o Los Angels Film Cristics Circle e Selecção Oficial do Lisbon  Estoril Film Festival está desde a semana passada em cartaz exclusivo nos cinemas Medeia, este incrível Documentario que é  CitizenFour.
 Fui vê-lo e amei, posto que o  que ali  vemos é o suficiente para nos deixar de cabelos em pé.
 É um documentário extremamente  tenso, revelador, assustador... a principal fábula  politica da idade digital, como se lhe referiu o The New York Times.
Edward Snowden,  ex analista deste "império tentacular" que é a agência de informação /serviços secretos NSA, conduz-nos através da camâra de Laura Poitras e  das interrogações e perplexidades do jornalista Glenn Greenwald, do Jornal The Guardian, a um mundo de partilha de informações de modo a que possamos tomar conhecimento deste big brother que é o programa de vigilância massiva de milhões de cidadãos entre os quais se encontrava Angela Merkel e Dilma Russef, só para citar os mais conhecidos e que sob a capa da luta anti terrorista nada mais é do que a pura devassa da privacidade alheia.
Acusado pelo governo dos E.U.A. de roubo de propriedade e actos de espionagem e escondido durante um mês num quarto de hotel em Hong Kong, onde decorre grande parte do filme e onde a tensão é bem visível e quase palpável, E.Snowden pede asilo no Equador, mudando-se então de H.Kong para a Rússia, país que recusa a sua extradição. Depois de vários países lhe terem oferecido asilo, Snowden decide ficar na Russia onde vive actualmente com a companheira.
Produzido por Laura Poitras (que também o realiza) em parceria com Steven Soderbergh este Citizen four é um documentário imprescindível e assustador naquilo que expõe acerca dos tempos que vivemos em que nada é respeitado em nome de uma segurança que não proteje e tudo controla. Imperdível!

Sem comentários: