segunda-feira, outubro 06, 2014

Um passeio por esta Lisboa

De vez em quando vou de metro até ao Cais de Sodré, depois vou andando a pé para o Rossio e daí apanho o autocarro para casa. O que mais me surpreende nesta caminhada é a Ribeira das Naus que está tão diferente, mas tão diferente que muitas vezes me quedo parada ou sentada nos degraus que dão acesso ao rio surpreendida com as novíssimas modificações aí operadas e lembrando anos atrás em que o trânsito ali era tão caótico e estava tudo tão degradado que só por lá passava quem manifestamente tinha que por lá passar!
Agora  tudo está diferente, o rio abriu-se para a cidade de Lisboa. Tudo está mais desafogado, limpo, bonito e os turistas e os nacionais adoram. Estar ali sentada a ver o  rio Tejo e a nossa vista  abranger uma grande parte da outra margem e com  os barcos a fazerem a sua entrada no cais e respectiva saída faz-nos perceber o porquê deste ponto da cidade de Lisboa ser uma atracção para milhares de turistas que nos visitam todos os anos. Também a Praça do Município com os seus restaurantes e esplanadas tornou-se um lugar de passeio deveras interessante. 
De facto, vale a pena visitar o Mercado da Ribeira e os seus novíssimos pontos de restauração, alguns deles 'comandados´ por bons chefes de cozinha, vale a pena dar uma espreitadela a algumas ruelas adjacentes aos mercado e ir circundando devagar até aos restauradores, passando pelas movimentadas ruas do rossio e para quem gosta de andar a pé ('alma até Almeida', como dizia a minha falecida avõ) subir a Av. da Liberdade até ao Marquês  de Pombal, espreitando as monstras das grandes marcas que ali estão instaladas.
Lisboa está muito bem situada  na lista das capitais onde vale muito a pena passar um fim de semana. Tem boa comida, gente simpática, e uma luz única. Os seus miradouros são o que de mais bonito há e não é de surpreender que já está à frente de lindas cidades como Madrid e Amesterdão.
Está de parabéns a câmara da cidade e quem investe nesta cidade maravilhosa.
Clicando no link abaixo poderão dar uma espreitadela à nova Ribeira das Naus e clicando no  power point poderão deliciar-se com os maravilhosos miradouros e esplanadas  de Lisboa.
Uma boa visita a esta encantadora cidade.
http://vimeo.com/101176605


1 comentário:

redonda disse...

Gosto muito de Lisboa. Nasci aí, mas tenho vivido sempre no Porto (com excepção de um ano em que estive em Lisboa a estudar) por isso penso em Lisboa como a cidade que era dos meus avós.