terça-feira, outubro 21, 2014

H.Avercamp-Cena sobre o Gelo

Apesar do tempo cá em Portugal e em outros pontos da Europa, estar mais para Agosto de tão quente que está, do que para Outubro, não resisto aqui a escrever sobre esta  bonita pintura que aqui se vê e  que nos mostra  um típico dia de inverno na aldeia holandesa de Kampen, a noroeste de Amesterdão. O autor desta pitoresca obra é Hendrick Avercamp, pintor que eu aprecio imenso e que era natural desta terra e por isso era conhecido como o "mudo de Kampen" pois Avercamp padecia desta enfermidade.
A obra reflecte a vida quotidiana do lago existente em Kampen, e é uma vida que decorre sem qualquer problema sobre o gelo. Os homens e as mulheres realizam o seu trabalho profissional do dia-a-dia, enquanto as crianças e alguns adultos patinam livremente sobre o gelo.
Essas crianças estão a jogar uma mistura de hóquei moderno com golfe e não nos podemos esquecer que os desportos de inverno eram ( e ainda são)  muito apreciados pela sociedade holandesa. Há também no meio desta multidão de figurinhas personagens mais ricas que podem ser distinguidas através das suas vestes e, sobretudo, através das suas golas gomadas (muito caras na altura) e que cruzam o lago em bonitas carruagens. É também interessante observar o reflexo da carruagem da frente sobre a água gelada, efeito muito bem conseguido por Avercamp, um verdadeiro especialista em paisagens de inverno.  
É de referir que na sociedade holandesa a patinagem sobre o gelo era muito comum, existindo, inclusivamente carruagens com patins para as pessoas se poderem locomover de um lado para o outro do lago, tal como podemos observar no quadro.
Os pormenores extremos da narrativa, descrevendo todos os pormenores, é característica da pintura flamenga, e tem a sua origem na obra de Brueghel, o Velho, pintor que influenciou muito Avercamp. As cores frias, brancas e cinzentas, dominam a composição, elemento característico da paleta o pintor, mestre da paisagem e, sobretudo, de cenas de inverno que na sua época tinham muito êxito. 
Esta obra muito bonita e singela  de Hendrick Avercamp denomina-se de Cena sobre o Gelo, foi realizada por volta de 1625, é um óleo sobre madeira e pode ser apreciada no National Gallery of Art de Washington.

Sem comentários: