terça-feira, setembro 09, 2014

Sem Qualquer Magia

Escrito e realizado por Woody Allen, fui ver este fim de semana o seu último filme denominado de   Magia ao Luar. Uma desilusão! Nada de magia, nada de luar e se por magia se entende o personagem principal ser um mágico...então isso é nuito pouco!
Mas que deu neste homem que é tão bom realizador e  capaz de criar histórias tão absorventes? Para mim a veia artística de W. Allen esgotou-se no Meia Noite em Paris, pois que a meu ver a partir daí só tem saído coisas absolutamente insossas, com atores que me parecem estar ali a fazer um frete....aí que belos tempos em que trabalhar com este realizador era um must e toda a gente dava o "couro e o cabelo", e que saudades da antiga trupe que o acompanhou durante anos! Até o grande Colin Firth está para ali feito um mono, a Emma Stone (que eu adoro de coração) está para ali feita uma parvinha, e os restantes atores apenas a ganharem o seu, que isso não está fácil nem para as bandas dos States.
Mais uma vez o nosso querido Woody Allen, vem filmar à Europa, desta vez não foi meigo e toca de ir para a Riviera francesa, toca de mostrar as suas belíssimas paisagens, as suas deslumbrantes casas, o glamour de uma época lindíssima que já não volta nunca mais (os anos vinte) com um guarda roupa que é a única coisa digna de nota e que se espera não ser esquecido para o ano na noite dos Óscares e...mais nada. Nada ali tem alma, nada ali nos seduz, um tédio, um bocejo, uma calmaria sem fim, um pasmo enorme. É uma pena, uma pena mesmo, porque Woody Allen,  e os atores ali presentes, não desaprenderam e se o que ali vemos é este "pão sem sal" é porque assim quis o realizador, mas a mim  e penso que a mais gente que gosta dos filmes de W.Allen isso sabe a muito pouco, porque todos sabemos que este realizador é capaz de coisas muito boas.
Não é que o filme seja de fugirmos a "sete pés", mas daquele 'mato não sai nenhum cachorro', e por sua vez nós  saímos do cinema com a sensação que daqui a 5 minutos ninguém mais se lembrará do que ali se passou.
O elenco conta  Colin Firth, Emma Stone,  Hamish Linklater, Marcia Gay Harden, Jacki Weaver, Erica Leerhsen, Eileen Atkins e  Simon McBurney nos principais papéis.
Uma desperdício de talentos e no fundo quem ganha não somos nós mas sim os atores que se devem ter divertido a passear por aquelas paisagens maravilhosas, por andarem naqueles carros lindíssimos e por se divertirem naqueles decors simplesmente sumptuosos, o que  manifestamente  é muito pouco.

1 comentário: