terça-feira, setembro 23, 2014

Paisagem Outonal

Como praticamente não tivemos verão, era espectável que o Outono caísse em força e cá está ele, cheio de chuva, enxurradas, gente com as casas alagadas, ruas da cidade transformadas em rios, e até centros comerciais com água a cair do teto como se de um chuveiro se tratasse. Como é possível uma coisa dessas vai para lá da minha compreensão, porque se isto é assim que estamos no Outono, quando vier o Inverno e chover  'forte e feio' não sei o que será. O que nos vale é que a temperatura está bem amena mas existe sempre aquele dilema da pessoa não saber o que vestir. Se veste e calça-se muito a verão arrisca a ficar com os pés e o corpinho  todo molhados com estas constantes trovoadas, se veste roupa mais quente arrisca a atabafar de calor. Estamos em plena 'Verdade Inconveniente' do Al Gore e não há dúvida  que o clima se alterou totalmente. Penso que a Cimeira que hoje começa em Nova Iorque ( e em que Leonardo diCaprio é um dos oradores) não irá trazer grandes novidades, devido aos interesses  vários que cada país possui.
Contudo, o que eu vos queria aqui hoje falar é de uma tela muito outonal do pintor holandês Meindert Hobbema. Na paisagem que aqui surge em  tons quentes de castanho domina uma cena muito calma e outonal. Os bonitos caminhos sinuosos que conduzem o nosso olhar através da tela criam a  ilusão de profundidade. Este  pintor revelou-se exímio na reprodução muito precisa da incidência da luz em cada folha, ou tufo de relva. Os animais e os humanos que aqui surgem são elementos secundários, em relação à beleza da paisagem em si. De facto só um olhar mais atento consegue descortinar as casas , meios escondidas pelas árvores.
Nas minhas pesquisas sobre este pintor holandês, descobri que durante a década de 1670 e no auge das  suas faculdades artísticas, Hobbema tornou-se por casamento cobrador de taxas de vinhos em Amesterdão e a partir de então o seu trabalho de pintura reduziu-se a quase nada, o que não deixa de nos surpreender.Enfim...
Esta tela denominada Estrada ao Longo de um Dique foi realizada por volta de 1663, é um óleo sobre tela e faz parte de uma Colecção Particular.

1 comentário:

redonda disse...

Também tenho os mesmos problemas com a roupa :)
Não sei se já teria visto algum reprodução de quadros deste pintor, mas sei que não conhecia a sua história, para a arte parece ter sido negativo ele ter arranjado um bom emprego...