quinta-feira, maio 01, 2014

L.S.Lowry-Regressando da Fábrica

L.S.Lowry especializou-se num tipo de pintura que me encanta. Os seus quadros enchem-nos o olhar de pequenas figurinhas em que mal distinguimos os seus rostos e apenas conseguimos destacar o sexo pela vestimenta. O grande destaque vai para os grandes edifícios, de uma maneira geral, edifícios fabris e prédios de grandes dimensões que submergem quase por completo o ser humano, frágil perante a dimensão e a massa dessas construções.
Hoje, dia 1 de Maio, dia Mundial do Trabalhador trago aqui algumas telas deste pintor de entre as quais quero destacar o quadro "Regressando da Fábrica". Nele trabalhadores fabris saem em magote de uma fábrica, em Salford, cidade que o artista conhecia bem. Observada com grande sentimento e captada em cores suaves, esta cena foi pintada na tela sem que o artista tenha feito um esboço preliminar.
Lowry procura aqui nesta e noutras telas destacar o inferno que era trabalhar nessas fábricas escuras e mal arejadas, com grande empática e muito encanto.
Embora muitas vezes designadas por "paus de fósforos" as suas figuras não deixam de ser cheias de movimento e vitalidade, posto que ao olharmos para elas não deixarmos de ver gente que se movimenta submersas nos seus pensamentos e talvez desertas de chegar a casa.
Esta e outras obras deste pintor proporcionam para quem olha para elas um fascinante registo pictórico do norte industrial de Inglaterra, com as suas fábricas de algodão e filas de casas geminadas, cenas que actualmente existem apenas na memória, em quadros  ou em fotografias de época.
O estilo algo rude da pintura de Lowry é absolutamente individual, não sendo influenciado por qualquer movimento pós impressionista.
Sendo um empregado de escritório toda a sua vida, muito resguardado do olhar do público, Lowry estudou arte nas suas horas livres, e só foi descoberto como artista em 1939, quase acidentalmente.
Estas e outras obras de Lawrence Stephen Lowry que nasceu em Manchester em 1887 e morreu em Glossop em 1973, denominada de Regressando da Fábrica é um óleo sobre tela e pode ser apreciada no  Salford Museum and Art  Gallery.


Sem comentários: