domingo, maio 11, 2014

Henri Matisse-A Conversa

A carreira artística do pintor Henri Matisse (1869/1954) foi longa e variada, abrangendo muitos estilos pictóricos diferentes, desde o Impressionismo até quase à Abstração. Na primeira fase da sua carreira Matisse era considerado um Fauvista e as suas celebrações das cores vivas atingiram o auge em 1917 quando se mudou para  a Riviera francesa, mais concretamente em Nice e Vence.
Aqui foi com grande empenho que começou a reproduzir as cores da natureza e acabou por criar os seus quadros mais empolgantes. Acabou por lhe ser diagnosticado um cancro no duodeno que o confinou a uma cadeira de rodas e foi nestas precárias condições que o pintor concluiu a Capela do Rosário, em Vence.
Na obra que aqui aparece denominado de A Conversa, um marido e mulher conversam. Estão implacavelmente opostos. O homem de pé domina a cena e domina-a a ela. Inclina-se de mau humor sobre a mulher que por sua vez está como que aprisiona na cadeira onde está sentada/enterrada.Os braços dessa cadeira como que a envolvem e no entanto essa mesma cadeira mal se distingue do fundo azul que domina o quadro. A mulher está numa prisão no seu próprio ambiente.
A janela aberta sugere a fuga, mas a mulher é retida por um parapeito de ferro. Ele eleva-se sobre ela, tão dinâmico como ela é passiva e todas as riscas do seu pijama estão impecavelmente direitas. É um homem totalmente decidido, aquele que aqui temos. O seu pescoço engrossa para lhe manter a silhueta direita hirta e firme, uma autêntica seta de energia concentrada. A barba está impecavelmente aparada e a mão direita firmemente enterrada no bolso do pijama. 
O quadro não pode abarcá-lo todo e por isso a sua cabeça continua para além dele, na direcção do mundo exterior.  Ele é maior que o mundo inteiro, e a única "palavra" desta conversa hostil está escrita nas volutas do corrimão: Non! Dirá ele não à passividade egoísta da mulher? Dirá ela não à intensidade da vida dele? Ambos se recusam um ao outro para sempre!
 Uma obra magnífica.
Esta tela de Henri Matisse denominada de A Conversa foi realizada em 1909.
Estava  na Colecção Schukin em  Moscovo, sendo posteriormente levada para o Museu Estatal de Arte Moderna Ocidental de Moscovo por volta de1948. Aliás, é nesta cidade que se encontra grande parte das obras de Henri Matisse um pintor muito amado pelo povo russo.

Sem comentários: