terça-feira, abril 01, 2014

Edvard Munch-Raparigas sobre uma Ponte

Já aqui abordei em posts anteriores algumas das obras de Edvard Munch um pintor norueguês que eu amo de coração, posto que as suas obras para mim são quase indecifráveis, pois recriam os seus estados de alma que como todos sabemos eram muito instáveis. Talvez por isso para mim seja muito difícil categorizar este pintor cujas pinceladas são tão livres e ao esmo tempo tão suas que fazem dele um artista único no panorama da pintura mundial .Edvard Munch tinha também outra característica interessante que era o de recriar uma tela várias vezes e o exemplo disso este "Raparigas sobre uma Ponte". Pessimista por natureza os quadros de Munch são por vezes algo sinistros e carregados de simbolismo que o espectador nem sempre capta à primeira ou mesmo à segunda vista. Procurava através dessas telas exprimir e talvez exorcizar as suas preocupações e isso fez dele um precursor do expressionismo do norte da Europa, visto que foi um artista cuja principal intenção era afirmar-se em termos emocionais, submetendo todos os elementos de uma tela a esse objectivo. Assim, Munch conseguia a proeza de pintar algo que à primeira vista parece totalmente inócuo, mas que se repararmos com atenção há sempre um elemento algo assustador como é o exemplo máximo o seu quadro "O Grito". Há muitas versões de "Quatro Raparigas sobre uma Ponte".Mostro aqui algumas delas. Talvez por Munch mostrar alguma obsessão por este tema poderemos achar que algo se agitava dentro dele, pois cada uma das obras vai mostrando um elemento cada vez mais estranho. As raparigas todas elas magas e jovens, aproximam-se ou afastam-se da água.




Em quase todas as telas, elas estão tão juntas que quase formam um corpo só. Estão imersas no seu mundo e desligadas de tudo. Conversam entre si o olham para a água.O elemento fundamental é o corpo e as cores garridas dos seus vestidos.Constrangidos, sentimos que a água deve representar alguma coisa. Elas estão em cima da ponte (outro elemento caro ao pintor) e as formas sombrias e pesadas do futuro assomam ao longe. Há uma frondosa árvore cuja sombra negra se projeta ameaçadoramente na água do rio. Contudo, não deixa de ser estranho que decifrar todo os eu significado equivaleria a reduzi-lo. Não podemos deixar de notar que Munch é um simbolista cujas ideias funcionam a nível subliminar. Quanto maior for a sua infelicidade, mais abertamente autobiográfica se tornou a sua arte.
Em 1908 começou a sofrer de uma grave doença mental e, embora nunca mais voltasse a sair da Noruega, onde viria a falecera sua indiscutível originalidade teve um grande impacto na geração seguinte de artistas. As obra aqui mostradas foram realizadas entre 1898 e 1900.

Sem comentários: