quarta-feira, julho 31, 2013

Edward Wadsworth-A Praia

Agora que estamos em pleno verão e muita gente vai a banhos, nada melhor que aqui abordar este bonito quadro do pintor inglês Edward ,Wadsworth nascido  a 29 de Outubro de 1889 em Cleckheaton e falecido a 21 de Junho de 1949 em West Yorkshire. Nele alguns objectos náuticos estão reunidos em primeiro plano, contra um fundo de céu, mar e areia.
Neste quadro tudo nos faz lembrar  o mundo náutico , assim como o mesmo mostra a habilidade técnica e a precisão do pintor. Os mais pequeninos pormenores são pintados com grande minúcia e a difícil técnica da têmpera de ovo, criada pelo próprio pintor é utilizada de uma forma útil e com grande perfeição.
O imaginário destas fantásticas criações geométricas confere a quem aprecia esta obra um maior prazer intelectual do que a maioria das naturezas mortas. A obra de Wadsworth aproxima-se do Surrealismo graças as justaposições inesperadas  e à espantosa claridade híper realista.
Durante a 1ºª Guerra Mundial Wadsworth alistou-se na Royal navy, onde desenhou e pintou camuflagens para navios. Ora, vai ser este episódio marcante na sua vida que vai fazer com que o mesmo se apaixonasse pelo mar e pelos navios, temas recorrentes na sua obra. Para além, dos quadros e das gravuras, Edward Wadsworth também se dedicou à pintura de murais, nomeadamente para esse ícone marítimo, o paquete Queen Mary.
Esta magnifica obra denominada de "A Praia" é têmpera sobre linho e pode ser vista no Tate Gallery em Londres.No filme abaixo exposto poderão ver mais algumas obras deste espantoso pintor.

Sem comentários: