segunda-feira, julho 30, 2012

Bernie / Morre...e Deixa-me em Paz

No sábado passado fui ver este Berni/Morre...e Deixa-me em Paz, (título em português)e achei-a uma delícia....uma pérola da comédia e que estreada nesta época de férias vai passar despercebida a muita gente o que é pena, porque vale a pena ir vê-la.O filme é do realizador Richard Linklater, (que por hora tem feito obras um pouco ao arrepio do mainstream norte americano e com isso tem-se dado muito bem), e cujos actores principais são Jack Black, Shirley Maclaine e Mattew McConaughey.Ora o mais surpreendente neste filme são os actores. O realizador consegue a proeza de transformar o histeriónico Jack Black numa pérola/num óptimo actor!
O filme vive da sua prestação e esta é seguríssima. Para mim este é até agora  o grande papel deste actor que já tinha dado provas de ser bom quando o realizador não o deixa à solta ( isso já tinha acontecido no filme Escola do Rock, do mesmo realizador) e essa contenção volta a acontecer agora. Também a caracterização do actor está perfeita.De facto, o   maneio do corpo, sorriso, postura de mãos, maneirismos vários são tão perfeitos que  a páginas tantas damos por nós a querer que quando morrermos alguém como este Bernie trate do nosso corpo e nos faça um funeral condigno!
O filme parte de um caso verídico passado na pequena cidade rural de Carthage, onde vive Bernie/Jack Black o director assistente de uma agência funerária, e também um dos moradores mais queridos da cidade. Bernie dá aulas na escola dominical, aulas de embalsamento, canta no coro da igreja, faz serviço comunitário e está sempre disposto a ajudar o seu próximo. Todos adoram Bernie, por isso ninguém ficou surpreendido quando ele se torna amigo de Marjorie Nugent/Shirley Maclaine uma abastada viúva, famosa tanto pelo seu mau trato como pela sua fortuna.
Shirley Maclaine tem aqui  um  grande papel. Adorei vê-la como a megera Marjerie, uma  mulher terrível, amargurada, má, possessiva, prepotente, e capaz de dar cabo do juízo a um santo! Bernie na sua santidade, acaba por ter pena dessa megera, trava amizade com ela e na sua ingenuidade  começa a viajar frequentemente com Marjorie e a gerir os seus assuntos bancários. Rapidamente Marjorie  torna-se totalmente dependente de Bernie e da sua generosidade, enquanto este se esforça para atender aos seus crescentes caprichos. Bernie continua a gerir dos assuntos de Marjorie, que começa a deixar de ser vista pelos habitantes da cidade, que ficam chocados quando finalmente descobrem que Marjorie Nugent está morta há vários meses, (nove meses)  e que o seu assassino é Bernie Tiede.
Nesse momento entra em cena um xerife do mais bronco que o cinema já nos deu a ver e neste papel temos um impagável Mattew McConaughey numa prestação memorável!Vê-lo em tribunal a acusar Bernie é do mais engraçado que me foi dado a ver há muito tempo.Uma maravilha de retórica puramente demagógica!
Há a salientar que o filme está feito de uma forma muito original, pois vive das entrevistas dadas pelos habitantes de Cartaghe que ao longo do filme vão dando a sua opinião sobre todos os intervenientes à laia de um documentário. É através dessas prestações que ficamos a saber quem é quem, o modo de vida daquelas gente, as coscuvilhices, a malidicência os ódios enraizados na cidade, o diz que diz, o faz que faz! 
O mais engraçado é que a relação de Bernie/vitima com a sua patroa/carrasco vai -se desenvolvendo num crescendo que quando chegamos ao ponto do assassinato, esperamos que o mesmo aconteça...pois só esse assassinato poderá devolver um pouco de sossego aquele homem.
 O próprio julgamento é extremamente caricato  visto que  aquele painel de júris é do mais boçal que existe, pessoas muito feias, anafadas, ignorantes, enfim...pessoas   que vivem da curiosidade ávida e da desgraça alheia e que na sua cegueira não ajuizam do porquê daquele assassinato nem se debruçam sobre o carácter daquele pobre e ingénuo homem que está ali a ser julgado.
Por mim Bernie seria absolvido e seguiria embalsamando corpos, cantando no coro da igreja e encantando tudo e todos com a sua incomensurável simpatia.
Sendo uma trágico/comédia o filme  é maravilhoso.Está de parabéns este Richar Linklater e todos os seus actores.
Um filme a não perderem!

1 comentário:

Anónimo disse...

Comecei a assistir o filme ontem e acabei hoje de manhã. Que filme magnífico, que atuação do Jack Black!
Fiquei muito triste pelo fim da história, mostra que injustiças pairam sobre todo o mundo, não importa o quanto "desenvolvido" é aquele Estado. Quem não o assitiu ainda por favor tratem de vê-lo. Recomendo 100%.