segunda-feira, janeiro 30, 2012

A Minha Semana com Marilyn

Com realização de Simon  Curtis, argumento de Adrian Hodjes, e baseado no livro de Colin Clark, eis um filme que ou muito me engano, dele sairá o Óscar para melhor atriz principal: Michelle Williams. O filme é "A Minha Semana com Marilyn".Para além da lindissima M.Williams ( e que bem que ela vai no papel de Marilyn!) temos Julia Osmond, no papel de Viven Leigh, Eddie Redmayne  no papel de Colin Clark, Kenneth Branagh, Emma Watson ,Judi Dench, entre outros.O filme mostra-nos a semana alucinante em que Marilyn Monroe no auge da sua carreira e casada com Arthur Miller é convidada para participar no filme "O Príncipe e a Corista" e em que tinha que contracenar com Sir Laurence Olivier, entre outros grandes atores britânicos.Ao mesmo tempo seguimos os passos de Colin Clark, um jovem de 23 anos, proveniente de uma família abastada  e  acabado de sair de Oxford. Determinado a fazer sucesso na indústria cinematográfica, acaba a trabalhar como assistente subalterno na produção do dito filme. Quase 40 anos após estes acontecimentos, Clark publica "The Prince, the Showgirl and Me", o seu relato dos acontecimentos que ocorreram durante a rodagem daquele filme. Mas deste relato há uma semana que não aparece mencionada. Anos depois, essa semana é finalmente revelada no livro "My Week With Marilyn", no qual este filme se baseia. Fazer de M.Monroe é a meu ver uma tarefa hercúlea.De facto, imitar M.Monroe nos seus  maneios, na maneira de falar , de andar, de rir, de flirtar,as crises existenciais,a fragilidade, os trejeitos de menina mimada e até os histerismos, quando as coisas não lhe corriam de feição devem exigir imenso de uma atriz e M.Williams consegue realizar essa tarefa de uma forma muito capaz e muito eficaz.Ela consegue a proeza de ao olharmos para a tela esquecermos que não estamos perante Marilyn e isso não é para todos.A meu ver este "A Minha Semana com Marilyn",não é um grande filme. O mesmo vale sobretudo pelo papel de M.Williams, que de facto está soberba, e é por isso que eu acho que só M.Streep, com o seu "A Dama de Ferro", poderão fazer-lhe frente e roubar-lhe o Oscar de melhor atriz.

Sem comentários: