domingo, janeiro 15, 2012

Globos de Ouro

"O Artista" lidera nomeações aos Globos de Ouro.Com um total de seis nomeações, "O Artista" lidera a corrida à 69ª edição dos Globos de Ouro, seguido de perto por "Os Descendentes" e "As Serviçais". A temporada de prémios cinematográficos já começou e já passou por algumas entregas de prémios que são consideradas barómetros para os Óscares.
A cerimónia de entrega dos Globos de Ouro decorrerá esta noite no Beverly Hilton Hotel em Los Angeles.No que aos prémios diz respeito, o filme francês sobre a transição do cinema mudo para o sonoro na Hollywood do final dos anos 20 é a película mais nomeada na 69ª edição dos Globos de Ouro, promovidos pela Associação de Imprensa Estrangeira sedeada em Hollywood.

 "O Artista" foi designado para os troféus de Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Ator (Jean Dujardin), Melhor Atriz Secundária (Bérénice Bejo), Melhor Realizador e Melhor Argumento (ambos de Michel Hazanavicius).

"As Serviçais»"tem cinco nomeações, designadamente as de Melhor Filme - Drama, Melhor Canção Original (The Living Proof) e, distinguindo o trabalho muito elogiado do elenco, de Melhor Atriz -Drama para Viola Davis e de Melhor Atriz Secundária para Jessica Chastain e Octavia Spencer.

"Os Descendentes" conseguiu o mesmo número de nomeações, com Melhor Filme - Drama, Melhor Realizador (Alexander Payne), Melhor Argumento, Melhor Ator (George Clooney) e Melhor Atriz Secundária (Shailene Woodley).George Clooney é, por agora, a figura em maior destaque nestes prémios, com nada menos que três nomeações: Melhor Realizador e Melhor Argumento por "Nos Idos de Março" e Melhor Ator - Drama pelo já referido «Os Descendentes».

 Glenn Close também teve direito a dupla nomeação, como Melhor Atriz - Drama por «Albert Nobbs» e como autora de «Lay Your Head Down», nomeada para o troféu de Melhor Canção Original pelo mesmo filme.

Na categoria de Melhor Filme - Drama competem seis filmes em vez dos habituais cinco: "Os Descendentes", "Cavalo de Guerra", "Moneyball - Jogo de Risco", "Nos Idos de Março", "As Serviçais" e "A Invenção de Hugo".

Já na categoria de Melhor Filme - Comédia ou Musical, os escolhidos são "50/50", "O Artista", "A Melhor Despedida de Solteira", "Meia-Noite em Paris"e "A Minha Semana com Marilyn".

Na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação, este ano sem favoritos à partida, contam-se "As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne", "Arthur Christmas", "Carros 2", "O Gato das Botas" e "Rango".

Quanto ao Melhor Filme Estrangeiro, na corrida estão o chinês "The Flowers of War", de Zhang Yimou, o belga "O Miúdo da Bicicleta", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, o iraniano "Uma Separação", de Ashgar Farhadi, o espanhol "A Pele Onde eu Vivo", de Pedro Almodóvar, e ainda "In the Land of Blood and Honey", a estreia de Angelina Jolie na realização com uma história de amor passada na Guerra da Bósnia.

Morgan Freeman vai receber o prémio de carreira Cecil B. De Mille.

Para minha grande tristeza e desilusão nesta lista de nomeados não consta nem "Melancolia", do realizador Lars Van Trier, nem o "A Árvore da Vida", do realizador T.Malick".Que pena....

Sem comentários: