domingo, novembro 28, 2010

Poesia


Ontem fui à apresentação de um livro de Poesia. A Poesia anda tanto pelas ruas da amargura em Portugal (se calhar nos outros países acontece o mesmo)!É bom haver quem ainda quem tenha "coragem" de os escrever e fazê-lo de uma forma linda e muito acessível ao público, como foi este o caso.O livro é de um ex professor de Filosofia o Victor Oliveira Mateus, retirado das lides da Educação...leia-se...Ministério da Educação! e muito feliz pela sua aposentação. A sua obra "Regresso" é de muito fácil leitura!Lemo-la com bastante agrado e imenso prazer.A presença de inúmeras pessoas no lançamento da obra, atesta o prazer que esse tipo de literatura ainda suscita aos portugueses tão arredios à literatura e em especial à Poesia.Confesso que não percebo muito deste tipo de literatura, digo-o com grande pena minha e sinceramente...os únicos poetas que consigo ler e perceber são Fernando Pessoa, mais concretamente o seu heterónimo Alberto Caeiro e alguns dos poemas do poeta inglês John Keats...que morreu tão novo!...26 anos?E Fernando Pessoa? Morrer aos 47 anos....Meu Deus!Penso que estas pessoas abençoadas não ficam muito tempo aqui na terra porque os deuses do Olimpo têm necessidade de os ter junto de si... e então elas partem para lá continuarem a criar obras lindas e perfeitas que nos são vedadas a nós...mortais imperfeitos e decadentes.A Poesia quando bem feita é das coisas mais lindas que existe!Não sou poeta... dizem que os portugueses têm todos um pouco de loucos e poetas...acho que só sou louca...mas não poeta,...e ainda bem, acho que se o fosse, não conseguiria ver o mundo como os olhos que vejo, andaria sempre a pairar, seria completamente alucinada, desligada...não sei bem o que seria...por isso invejo quem consegue escrever coisas bonitas que nos atingem o coração que dão leveza à nossa alma...que nos fazem sentir humanos e ...quase perfeitos, no meio de tanta desumanidade, tristeza e imperfeição.Há um dito que diz que um homem só está completo quando fizer um filho, plantar uma árvore e escrever um bom livro! Acho que esse livro deveria de ser de Poesia...para encher o mundo de literatura linda!Os dois primeiros somos capazes de o fazer, mas a terceira tarefa é hercúlea!Escrever é difícil, e escrever poesia é-o ainda mais... é uma capacidade dada apenas a alguns e isso é tão lindo...tão lindo que nem tenho palavras para o descrever, por isso me calo.Ah ...é verdade reitero que adoro F.Pessoa e Keats!

Sem comentários: