segunda-feira, outubro 11, 2010

Aldeia Global

Há dias estive a ler que milhões de pessoas, (não sei quantificar a percentagem) possuem fotos suas na internet, predominantemente nas redes sociais.De facto, o facebook, o h5, o msn e tutti quanti, vieram possibilitar a milhões de pessoas uma exposição da sua imagem e da sua intimidade, nunca vistas até agora.Os 15 minutos de fama televisiva, transferiram-se para a internet, e aqui, essa fama acaba por ser bem mais duradoira, porque perdurará ad eternum no servidor.Há casos de mulheres que ao longo da gravidez vão colocando as ecografias realizadas ao seu bébé, em rede sociais, impossibilitando assim que aquele futuro ser possa ter qualquer palavra a dizer em relação ao resguardo da sua imagem.Milhares de crianças, jovens adolescentes e adultos, têm exposta várias fotografias suas numa rede social ou em várias das muitas existentes, expondo a sua intimidade e muitas vezes o seu dia a dia, num despudor completo e num regozijo absoluto.Sem querer fazer qualquer juízo de valor acerca daquilo que as pessoas fazem sobre sua sua intimidade e do modo como a querem expor aos olhos de milhões e milhões de cibernautas, não posso contudo deixar de referir que do meu ponto de vista o que se pretende em muitos casos é no fundo sair-se de um anonimato e é precisamente isso que a internet veio possibilitar.Assim, e sem quase que nos apercebamos, deixamos de ser mais um no meio da multidão e passamos através das fotos expostas, a ser 'alguém', posto que essas fotos e a sua subsequente intimidade possibilitam a quem as veja o reconhecimento de que 'sou eu', constituindo-me como um referencial válido da sociedade, quanto mais não seja porque através dessas fotos 'eu... existo'.Vivemos numa sociedade democrática, o que significa que a igualdade de oportunidades é uma questão de direito.Então, esse direito pode por mim ser exercido pelo voto, através do meu estatuto social, do meu estado civil, da minha sexualidade e sobretudo através da exposição do meu corpo.Essa exposição corporal através de inúmeras fotografias dar-me-á satisfação,poderá fazer com que estabeleça relações positivas com os outros e isso equilibrará o meu ego e possibilitar-me-á satisfação emocional.Maximizamos os 'ganhos' e minimizamos as 'perdas'.O facto de expormos a nossa intimidade e perdermos direito à preservação da nossa imagem não é tido em conta, uma vez que é precisamente a perda desse direito à imagem que possibilita que deixe de ser um ser anónimo e passe a pertencer a essa tão apetecível e tão facilmente alcançável 'aldeia global'.

Sem comentários: