O meu Blogue é um pouco de mim.Procuro através dele transmitir os meus gostos e as minhas ideias.Escreverei sobre aquilo que me vai na alma tendo sempre presente a máxima de Aristóteles que num belo dia disse: "Somos aquilo que fazemos consistentemente.Assim, a excelência não é um acto mas sim um hábito".
O nome do meu Blogue é uma homenagem que faço a essa grande pintora do século XVI que foi Artemisia Gentileschi.
Que Vivas para sempre Minha Deusa da pintura!
quinta-feira, abril 15, 2010
José Almada Negreiros
José Almada Negreiros , nasceu em São Tomé a 7 de Abril de 1893 e morreu em 1970 a 15 de Junho, no Hospital de São Luís dos Franceses no mesmo quarto, (diz-se) em que falecera Fernando Pessoa. Almada é um artista de importância capital na cultura portuguesa dos últimos dois séculos, com um espólio dividido por várias frentes: Desenho, Pintura, Poesia, Romance, Decoração Mural, Ilustração. "Em todos estes vários domínios, Almada ombreia com os maiores, manejando o seu imenso talento natural e a paixão de experimentar e inovar", escreveu Raquel Henriques da Silva, professora de História de Arte. Almada Negreiros era filho de um tenente de cavalaria, estudou no Colégio de Campolide para, em, 1911 ingressar na Escola Internacional de Lisboa, onde passa a gozar de grande liberdade artística.Publica o primeiro desenho em "A Satíra", um ano depois escreve e ilustra o jornal "A Paródia" e expõe no I Salão dos Humoristas Portugueses. Aos 20 anos realiza a sua primeira grande exposição e conhece o poeta Fernando Pessoa, do qual se torna grande amigo e fonte de inspiração para alguns dos seus quadros. Em 1915, conclui a novela "A Engomadeira", colabora no número inaugural da revista "Orpheu", realiza o bailado "O Sonho da Rosa" e publica "O Manifesta Anti-Dantas e por Extenso".Após uma colaboração com António Ferro, vai viver para Espanha entre 1927/1932 e em 1934 casa com a pintora Sarah Afonso.De 1943 a 1948, a sua arte passa sobretudo pela realização dos frescos das Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, que lhe garantem o Prémio Domingos Sequeira em 1946. As suas últimas obras conhecidas datam de 1969.O filme que realizei procura ilustrar um pouco do que foi a obra deste grande artista português.
Olá, Boa Noite, (: eu ando no 10º ano de Artes e foi-me solicitado um diário gráfico baseado nas obras de Almada Negreiros, e para interpretações de obras deste, necessito de imagens e respectivos nomes e datas se possiveis, por acaso, não me poderia dar a informação se encontro este leque de imagens num mesmo site, ou foi apenas navegando pela internet? agradeço desde já, bernardo.
Eu por acaso também estou à procura dessas imagens pelo mesmo motivo, já que parece que ele é da minha turma. E posso concordar que era muito boa ajuda se nos pudessem solicitar essa informação. Obrigada, soraia
2 comentários:
Olá, Boa Noite, (:
eu ando no 10º ano de Artes e foi-me solicitado um diário gráfico baseado nas obras de Almada Negreiros, e para interpretações de obras deste, necessito de imagens e respectivos nomes e datas se possiveis, por acaso, não me poderia dar a informação se encontro este leque de imagens num mesmo site, ou foi apenas navegando pela internet? agradeço desde já, bernardo.
Eu por acaso também estou à procura dessas imagens pelo mesmo motivo, já que parece que ele é da minha turma. E posso concordar que era muito boa ajuda se nos pudessem solicitar essa informação. Obrigada, soraia
Enviar um comentário