terça-feira, julho 07, 2009

Frédéric Bazille- O Estúdio do Artista na Rue de la Condamine

Jean Frédéric Bazille, francês, nasceu em Montpellier, a 6 de Dezembro de 1841 e morreu em Baune la Rolande a 28 de Novembro de 1870. Nasceu de uma família protestante de classe média. Começou a demonstrar interesse pela pintura depois de conhecer alguns trabalhos de Eugene Delacroix. A sua família deixou que estudasse pintura, mas com a condição que, também, estudasse medicina. Bazille iniciou os seus estudos de medicina em 1859 e mudou-se para Paris em 1862 para que pudesse continuar nesta cidade os seus estudos. Em Paris conhece Pierre-Auguste Renoir, que era adepto da pintura Impressionista, e começou a ter aulas no estúdio-escola "Gleyre". Após falhar no seu exame de medicina, em 1864, passou a pintar integralmente.Bazille era amigo de Claude Monet, Alfred Sisley e Édouard Manet e ajudou alguns desses artistas dando-lhes a espaço no seu estúdio e materiais para usar. Com apenas 23 anos pintou vários trabalhos famosos, incluindo 'O Vestido Cor-de-Rosa'. A sua obra mais conhecida é 'Reunião de Família'.Frédéric Bazille morreu em 28 de Novembrode 1870 em Baune-la-Rolande, na Guerra Franco-Prussiana.
A obra que aqui aparece denomina-se de "O Estúdio do Artista na Rue de la Condamine". No seu estúdio, Bazille, mostra um dos seus quadros aos seus colegas pintores, Édouard Manet e Claude Monet (de chapéu). À esquerda encontra-se Pierre Auguste Renoir (sentado), que conversa com o escritor Émile Zola (em pé, nas escadas). Esta obra, que não é mais do que um olhar fascinante sobre o mundo do artista naquela época, os seus amigos e o espaço em que se movia, mostra também a forma arrojada e generosa como Bazille desenhava os seus modelos e tratava a cor, o que viria a tornar-se a sua imagem de marca. Embora tenha morrido antes da primeira exposição Impressionista, Bazille ficou intimamente ligado a este movimento, uma vez que pôs em prática uma forma radicamente nova de pintura. O níumero de quadros que pintou é reduzido uma vez que morreu com apenas 29 anos, numa batalha da guerra com a prussia. A sua morte ocorreu pouco antes de a Academia Francesa ter rejeitado este quadro.
Esta obra denominada "O Estúdio do Artista na Rue de la Condamine", foi pintada em 1870, é Óleo sobre tela, tem 97x112cm e pode ser visitada no Muséu D'Orsay em Paris.

2 comentários:

fabiano freitas disse...

muito bom ! gostei muito desse blog

fabiano freitas disse...

parabens! eu tambem tenho um blog de arte!