quarta-feira, janeiro 10, 2018

Claude Monet-Madame Monet sobre o Canapé

Num dia como o de hoje cheio de chuva, vento e frio apetece (quem pode) ficar sentadinha num sofá a ler e daí me ter lembrado de me debruçar sobre esta tela do pintor francês Claude Monet, onde denominada de Meditação-Madame Monet sobre o Canapé onde o que nela vemos é a mulher do pintor, a descansar sobre um canapé com um livro fechado nas mãos e em atitude de quem medita sobre a vida ou sobre o que acabou de ler. 
Monet é muito conhecido pelas suas telas feitas ao ar livre, procurando através delas captar a atmosfera através da luz e da cor. Contudo, na década de 1870 (esta tela aqui foi pintada entre 1870/71) Monet resolve recolher-se e cria este esplendor aqui presente. O que aqui vemos é um trabalho de contrate luz e cor e no qual a figura da mulher fica ligeiramente deslocada do centro, permitindo assim que o espaço seja plenamente apreciado que rodeia a personagem retratada. 
Como tal, acaba por ser dada alguma importância aos aspectos decorativos da sala onde podemos apreciar os gostos decorativos da época em questão como e o caso da jarra  do leque colocados numa prateleira por cima da cabeça de Madame Monet, e que reflectem uma estética japonesa muito apreciada à época.. O canapé e o elemento colorido da composição que vai fazer contrate com o vestido escuro de Camille Monet onde o único elemento de cor vai ser a gola vermelha e a capa do livro num também num vermelho vivo. 
A luz penetra através das cortinas  iluminando parcialmente o espaço, deixando uma pequena zona  na sombra fazendo a sim realçar o tapete de cores garridas. Essa iluminação natural ressalta das pinceladas curtas e livres. O rosto Melancólico da mulher de Monet está perfeitamente recortado pela luz que incide na sala, e ao mesmo tempo, demarcado pelo penteado insinuante e pelo dito laço vermelho colocado por debaixo do seu queixo. Meditando tranquilamente Camille Monet segura um livro com naturalidade e delicadeza. 
 Adoro esta composição porque ela reflecte tranquilidade e melancolia mas ao mesmo tempo através das pinceladas coloridas a composição transformasse em algo de atraente ao olhar de quem aprecia a tela.A mesma, um óleo sobre tela, pode ser apreciada no Museu D'Orsay em Paris.

Sem comentários: