quarta-feira, junho 27, 2012

Prometheus

Fui ver este filme de Ridley Scott, uma vez que sou fã da saga Alien.Uma desilusão completa! Saí do filme com a sensação de dinheiro deitado pela janela fora. Erros de casting terríveis. A Noomi Rapace, uma desgraça, (quando a vemos actuar temos é saudades da grande  Simone Weaver!), o Miguel Fassebender no papel do androide David e Charlize Theron, como comandante da nave Prometheus fazem o que podem, e Idris Alba tem o papel mais conseguido, visto que não está ali a armar-se em bom.
Guy Pearce...bem é melhor nem falar nesse de tão ridículo o papel que o actor tem!Há outros actores...mas nem nós sabemos para que é que ali estão!Deve ser para constar na folha de pagamento!
 Do resto, tudo muito estranho, tudo muito embrulhado em filosofias de pacotilha, tudo muito a armar ao esotérico...e depois vamos a ver e dali não sai nada.Uma laranja seca! Aquele fim é risível, aquelas criaturas alienígenas completamente  perdidas no filme, o início incompreensível...uma miséria!
 O pior é que já li que o realizador vai fazer a continuação deste filme...cruz credo! Se é para fazer outra coisa idêntica o melhor é mesmo colocar o dinheiro na minha conta bancária que eu agradeço do fundo do  coração. E ainda disse que só filmava a partir de agora em 3D! Que volte o R.Scott do Gladiador, porque este...deve estar a atravessar uma crise de meia idade!
Pior ainda.Eu fui ver em 2D porque detesto o 3D, e ainda bem, porque aquilo é tão enfadono (um filme longo como o diabo) que se fosse assistir em 3D saia de lá meia catatónica.
 Por mim...um filme a evitar...Melhor mesmo é ir ver o"O Cavalo de Turim" do realizador  Béla Tarr.Não tem nada a ver com Prometheus, mas essse sim é que é um filme Filosófico!

sexta-feira, junho 22, 2012

Verão


Gosto do verão!
Faz-me sentir solta e feliz.O azul do mar acalma-me e o belo tempo que se sente durante o dia e durante a noite leva-me a vestir algo leve, a calçar uns sapatos velhos, mas ligeiros e ir dançar loucamente.
Por vezes levo o meu cão. O meu amor junta-se a nós e durante o caminho beijamo-nos perdidamente.
No fim da noite, ele leva-me a passear por entre cearas batidas pelo vento… cearas queimadas pelo sol.
Ao longe vemos cavalos a pastar, corremos para eles…assustam-se, empinam-se e fogem a galope.
Abraçamo-nos perdidamente…deitamo-nos no chão e amamo-nos.

No silêncio da noite apenas ouvimos o coaxar dos rãs que embala-nos num sono leve.
Olho para cima e vejo a lua brilhando muito longe.

Adormecemos nos braços um do outro, sentidos que estamos vivos e abençoados pela vida que nos foi dada a viver!




sábado, junho 09, 2012

Gangster Squad

Sean Penn, Ryan Gosling, Nick Nolte  Josh Brolin e Emma Stone são algumas das estrelas de Gangster Squad, um filme  sobre a mafia de Los Angeles que chega a Portugal a 1 de Novembro e cujo primeiro trailer já rola por aqui.Gangster Square recupera a imagética dos filmes de gangsters para relatar a crónica da luta do departamento de polícia de Los Angeles para manter a máfia da costa leste fora da cidade na década de 40 e 50.Realizado por Ruben Fleischer , a película tem um elenco de luxo, que integra Sean Penn no papel do gangster Mickey Cohen, Josh Brolin, Ryan Gosling, Emma Stone, Anthony Mackie, Giovanni Ribisi, Robert Patrick, Michael Peña e Nick Nolte.Gangster Squad estreia nos EUA a 7 de Setembro e chega a Portugal a 1 de Novembro.

segunda-feira, junho 04, 2012

Ticiano Vecellio-Danae a receber a Chuva de Ouro

Reza a história que foi Filipe II de Espanha que encomendou esta bonita e sensual obra a Ticiano Vecellio para com ela fazer par com a  Vénus e Adónis, do mesmo Ticiano.Ambas encontram-se no Museu do Prado.Esta obra que aqui aparece denominada de "Danae a Receber a Chuva de Ouro", não é mais do que a representação pictórica da fábula mitológica que narra o momento em que Zeus se transforma em chuva de ouro para seduzir a formosa Danae que tinha sido fechada num quarto pelo seu pai, o rei de Argos, para que ninguém se aproximasse dela.A composição esta dividida em três zonas.Na parte esquerda da tela, vemos Danae toda nua, deitada na cama, com as pernas dobradas.A sua pele muito branca faz contraste com os cortinados vermelhos que surgem na cabeceira do seu leito. Na parte direita, aparece representada aquela que parece ser uma velha criada.É a serva de Danae e as suas costas muito morenas estão descobertas, contrastando com a pele pálida da jovem.Ela levanta um avental com as mãos e parece recolher o ouro que cai do céu. Na parte superior, vemos a chuva dourada que surge entre nuvens negras e à direita da pintura podemos ainda ver uma parede de pedra do quarto onde Danae está fechada. Desta atmosfera existente no quarto  vaporosa caem moedas de ouro questão apanhadas pela anciã com o seu avental.É Zeus, transformado em chuva de ouro, que aparece dessa forma para possuir Danae. Esta dirige o seu olhar para cima e entrega-se, complacente, ao Deus Zeus.O joelho de Danae aponta para a chuva de ouro, a qual, na sua queda encontra o sexo da jovem mulher.Ao lado de Danae, aprece representado um cãozinho dormindo tranquilamente e que constitui um atributo de cortesã. Após essa relação, nascerá Perseu, um dos heróis mais importantes da mitologia clássica.Como já o referi logo no início está é uma obra plena de sensualidade e referencias mitológicas, e em que o contraste de cores se faz entre o branco, o preto e o vermelho. Sem grandes adereços no espaço em que surgem as personagens, não deixa de ser uma obra plena de cores quentes que no entanto acabam por contrastar com a serenidade do rosto de Danae.Uma obra magnífica que pode ser apreciada no Museu do Prado e que possui as dimensões de 1,29x1.80, sendo óleo sobre tela.