quinta-feira, março 22, 2012

Francisco de Zurbarán-São Lucas

O que aqui vemos é uma obra pequena mas com grande interesse, em parte  por ser uma das obras onde Francisco de Zurzáran  reflecte grande dramatismo na cena por si criada como também pelo facto do artista se ter pintado a si próprio para representar o Santo São Lucas, considerado o padroeiro dos pintores a partido do momento em que se soube da lenda que lhe atribui um retrato da Virgem.Assim, o Santo e o pintor identificam-se perante a presença de Cristo crucificado.Este, com o seu rosto inclinado, revela debilidade e agonia, causadas pela situação em que se encontra.Zurzarán, através da técnica tenebrista tão utilizada por Caravaggio, consegue criar destacados contrastes de luz e sombras, conferindo à cena um grande sentimento em redor da figura de Cristo.Os pés deste último estão cruzados, aludindo às normas iconográficas de momento.Contudo, do outro lado da composição, São Lucas, com a sua paleta de pintura na mão, dirige o seu olhar a Jesus, como se este tivesse que ser o seu próximo modelo para um quadro, em vez de lhe prestar qualquer homenagem.Sendo o rosto de São Lucas um auto-retrato do próprio Zurzáran, realizado com grande realismo, evidencia-se nele o interesse dos pintores da primeira metade do século XVII em representar a realidade.
Na segunda obra do mesmo Francisco Zurzáran, denominada de Agnus Dei, o pintor representa a imagem do Agnus Dei ou Cordeiro de Deus, de maneira absolutamente naturalista. A figura deste animal fica recortada sobre um fundo escuro.O pintor representa este mesmo motivo na sua obra A Adoração dos Pastores.O cordeiro é um símbolo do cristianismo que foi representado com grande frequência.Alude ao sacrifício do Salvador e à sua obra redentora.Recordemos a frase pronunciada pro João Baptista:"Eis o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo". O pintor espanhol representa um cordeiro isento de idealização.A beleza que representa o cordeiro pode sugerir que estamos perante Cristo. Noutras ocasiões e ao longo da tradição artísticas, o cordeiro de Deus foi representado de diferentes maneiras: em pé ou segurando uma cruz com a pata.Ambas as obras são óleo sobre tela e podem ser apreciadas no Museu do Prado em Madrid.

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