domingo, outubro 25, 2009

Paul Delvaux-Vénus Dormindo

Um esqueleto e um manequim de costureira guardam o sono de Vénus, numa cidade iluminada pela lua.Deitada de pernas afastadas, Vénus sonha com a sedução da Morte.Talvez seja o combinar da jovem beleza feminina com a morte, do desejo com o horror, que torna este quadro tão perturbador A imagem de marca dos Surrealistas como Delvaux era a representaçao de imagens estranhas, inspiradas pelo sonho e pelo subconsciente.
O percurso artístico de P.Delvaux abarcou o Impressionismo, o Expressionismo e o Surrealismo. Teve grande sucesso nos círculos artísticos do pós guerra, altura em que o Surrealismo estava no seu auge. Tendo visitado a Itália em 1939, Delvaux ficou profundamente impressionado com a arquitectura romana. É também um pintor conhecido pelas suas imagens fantasiosas de belas mulheres, muitas vezes nuas, colocadas em cenários meticulosamente representados.
Paul Delvaux, nasceu em Antheit (Bélgica) em 1897 e morreu em Knokke em 1994.
Esta sua obra intitulada de Vénus Dormindo, foi realizada em 1944, é óleo sobre tela, tem 1.73x1.99cm e pode ser vista no Tate Gallery, Londres.

Sem comentários: