terça-feira, agosto 04, 2009

Marc Chagall - Por Sobre a Cidade

Nascido na Rússia na cidade de Vitebsk e tendo morrido em Fança em Saint Paul de Vence em 1985, nuito da imagética de Marc Chagall estava profundamente enraizada no folclore judeu da sua infância. O seu estilo ao mesmo tempo sofisticado e infantil, combinava sonho e realidade em composições coloridas.
Chagall, foi forçado a abandonar a Rússia, uma vez que o regime exigia um determinado tipo de arte, acabando por dividir o seu tempo entre os Estados Unidos da América e a França. Foi um artista muito produtivo, uma vez que pintou e desenhou mosaicos, cenários, tapeçarias, etc. As suas obras podem ser encontradas em muitos edifícios públicos.
Neste quadro, verificamos que por cima de uma cidade cheia de casas e celeiros de madeira simples, duas figuras fantásticas voam através dos céus. A mão do homem pousa suavemente sobre um dos seios da mulher. Parecem ser amantes, talvez em fuga. A fantástica e ingenuamente ordenada cidade, pintada em blocos de cor, com as suas bonitas cercas de madeira e tons quentes, revela o interesse de Chagall pelos contos de fadas e pela fantasia.
Este quadro, denominado de "Por sobre a Cidade", foi realizado em 1915, é Óleo sobre tela, tem 48,5x70,5cm e faz parte de uma Colecção Particular.

Sem comentários: