segunda-feira, julho 02, 2018

Guido Reni-A Aurora

Agora que estamos em pleno Verão se bem que em Portugal isso não não pareça devido à chuva e ao vento que por cá temos sentido e em que hoje dia 2 de Julho parece um dia típico de inverno, nada mais apropriado do que abordar aqui uma tela do pintor Guido Reni, denominada de A Aurora, quanto mais não seja porque todos ansiamos a aurora do estação em que estamos: O Verão.
Este pintor italiano nascido em 1575 em Calvenzano, perto de Bolonha em falecido em 1642 nessa cidade, ficou conhecido pela grandiosidade das suas telas nos quais se incluem O Suicído de Cleópatra, David com a Cabeça de Golias, Atlanta e Hipomenes, entre outras. 
Suicídio de Cleópatra
David com Cabeça de Golias
Aqui neste fresco que pode ser apreciado na Casino Rospigliosi-Pallavicini em Roma, e que foi encomendado pelo cardeal Scipione Borghese por volta de 1576/ 1633 vemos que Guido Reni quis criar um hino grandioso à luz, tendo conseguido os seus propósitos, visto que de facto este fresco é magnífico na sua riqueza de personagens e nas vestes e  expressões dos mesmos. 
Atlanta e Hipomenes
Assim, em primeiro plano temos Apolo Deus da luz e de muitas outras coisas rodeado das Horas, as deusas das estações do ano. Apolo avança no seu carro puxado por cavalos de Sol. Aurora a deusa da madrugada voa à frente do cortejo, proclamando assim um novo dia e dispersando com o seu poder os vestígios da noite escura, até chegar à terra no que podemos apreciar no canto inferior direito da pintura. Guiam-na um pequeno querubim com a tocha da luz e nuvens ricamente concebidas são o hão que todos pisam O que destacamos logo nesta composição é o dinamismo inerente às personagens incluindo os dois cavalos e expressão bem concebida das expressões dos personagens aqui presentes. Uma obra magnificamente realizada por um pintor excepcional.

Sem comentários: