quinta-feira, fevereiro 15, 2018

Um Filme Desperdiçado

É "engraçado" como um filme que tinha todas as potencialidades para ser grandioso, visto ter um bom realizador ,Ridley Scott, bons atores, Michelle Williams, e Cristopher Plummer acabou por dar com "os burros na água" e ser uma salgalhada de quase 3 horas em que as páginas tantas já só desejamos que o filme acabe o mais rapidamente possível, aliado ao facto de já sabermos como tudo aquilo terminou, visto o argumento basear-se  em eventos verídicos decorridos nos anos 70: O rapto em Itália de Paul Getty III de 16 anos, cujo resgate (17 milhões de dólares) é recusado a ser pago pelo seu avó, tido à altura como o homem mais rico do mundo.
 Falo-vos de Todo o Dinheiro do Mundo, a novíssima obra do realizador R.Scott que devido ao escândalo de assédio sexual de que Kevin Spacey vem sendo acusado, e por tal motivo, afastado do filme assim como da séria House of Cards de que era principal protagonista, teve de levar em cima com uma tremendissima remontagem, entrando para o papel de J.Paul Getty, C.Plummer que a par de M.Williams são as únicas coisas a aproveitar do filme.
Para quem estiver atento ao mesmo, verá que a remontagem que teve de ser feita em tempo record para C.Plummer poder ser indigitado ao Óscar de Melhor Ator Secundário, coisa que de facto veio a acontecer, acabou por estragar o filme tornando o mesmo algo incoerente, errático, com coisas que entram e depois não têm continuidade e com a agravante do realizador querer meter tudo no filme, o que aconteceu e o que não aconteceu, acabando este por ser um "pastelão" quase indigerível. A meu ver esta obra, e como disse mais acima, vale pela prestação dos dois atores em causa, pela música e fotografia  e pouco mais. 
Mark Wahberg está também no elenco, mas a minha relação com este ator é negativa porque cada vez que o vejo em cena em qualquer filme dito mais sério, só consigo visualizá-lo em Ted e isso é muito mau. Ele bem dá o litro e até consegue ser algo credível...mas lá está...Ted.
Do resto o que ali vemos é frases grandiosas debitadas pelo multimilionário J.Paul Getty I, a história de um rapto cujos contornos foram bastantes obscuros, um adolescente que se torna peão num jogo de múltiplos interesses, uma mãe que faz tudo mas tudo para reaver o seu filho, máfia calabresa e por arrasto italianos do pioro e sobretudo o que nos  é dado a ver  que andam todos ao mesmo...em busca de dinheiro, sendo aliás  esta a palavra que perpassa por todo o filme do início ao fim.
Curiosidade do filme: R.Scott quando pensou realizar o filme, tinha escolhido C.Plummer para o papel de J.Paul Getty I mas os produtores argumentaram que K.Spacey (devido à sua brilhante interpretação em House of Cards) seria um nome bem mais apelativo para o grande público. Cheguei a ver no youtube alguns trailers do filme em que surgia KS.
 "Guardado está o bocado para quem o há de comer",visto que devido aos eventos que já referi mais acima, tornaram a ir buscar C.Plummer  que se saiu muito bem, dado o pouco tempo que teve para se preparar para o papel, mas quem é bom é bom mesmo, apesar de todas as  circunstâncias adversas.

Sem comentários: