domingo, agosto 02, 2015

As Minhas Leituras de Verão

A exemplo de outros verões, este ano para férias, escolhi alguns livros muito interessantes, e com os quais me tenho deliciado.
O primeiro que li e que gostei muito, comprei-o na feira do livro  e é da escritora/argumentista/ produtora / actriz... norte americana a Lena Dunham cujo livro intitulado "Não sou esse tipo de Miúda" me divertiu muito e por vezes me fez soltar umas gargalhadas.
Lena Dunham ficou famosa por ter escrito a série Girs (já vimos a série nos canais de televisão portugueses) com considerável êxito por onde tem passado.  Aliás, com esta série (muito na linha do Sexo e a Cidade mas para jovens), Lena Dunham  foi nomeada para oito Emmys e ganhou dois Globos de Ouro incluindo o de Melhor Actriz, estando o livro sempre à frente nas vendas  e considerado um dos grandes livros do ano pelo The New York Times, Globe and Mail entre outros.
 O livro nada mais é do que uma reflexão muito engraçada sobre  o sexo, a perda da virgindade, as suas obsessões, manias, saúde, homens e mulheres....
Tem imagens muito giras e sugestivas de Joana Avillez ilustradora de reconhecido talento e que tem trabalhos espalhados um pouco por toda a parte incluindo o The New York Times, New York Magazine entre outros.
Considero sinceramente este livro a excelência da leitura de verão!
 
Outro livro que me agradou imenso, imenso, e que está nos antípodas deste da Lena Dunham,  foi  o "Beatriz e Virgílio" de Yanna Martel (Vencedor do Man Booker Prize) e autor de A Vida de Pi.
É um livro fantástico, fantástico, negro, triste surpreendente e divinal como tudo o que este homem escreve.
Este Beatriz e Virgílio nada mais é do  uma obra prima sobre o holacausto, criado através de uma das alegorias mais bem conseguidas que algum dia li e que me parece que não tornarei a ler nada semelhante.
Só lendo para vermos o quanto este escritor é único e um caso raro no panorama da escrita mundial!
 
Já outro livro que me foi oferecido que li com algum sacrifício  e que não me agradou por além foi "O Quadro" da escritora Nina Schuyler. Apesar de ser uma escrita escorreita e bem concebida há qualquer coisa de muito pretensioso neste livro que  me desgostou,  até porque a temática do livro (vidas interligadas  mas em continentes diferentes) é bem interessante e teria grande  potencial na mão de outro escritor.
Para além disso é um livro extremamente triste, sorumbático desesperançoso e por vezes com situações a roçar ao ridículo.
Contudo, considero que não se desperdiça tempo a lê-lo pois há coisas bem piores por aí...oh se há!!!!
 
Para uma leitura leve comprei  o último livro do escritor norte americano John Crisham intitulado de "O Manipulador" e que li de um fólego só como acontece com todos os livros deste escritor.
Tenho outros livros do mesmo, e há muito tempo que gosto dele e conheço o seu estilo literário. Achei este O Manipulador muito irónico, muito alegre, com um estilo bem mais leves que anteriores livros dele.
Sem ter nada de extraordinário mesmo assim é um livro que se lê muito bem e que nos distrai bastante.
 
Não há verão sem um livro de terror/fantástico e para isso  falo-vos de um escritor que gosto muito que é o Stepfen King e do seu último livro de contos Boleia Arriscada.
Indo ao Continente fazer compras em princípios de Julho dei com os olhos numa edição de bolso que estava com um bom preço e trouxe-o.
Tenho estado a ler esses contos e verifico que o S.King modificou aqui o seu estilo literário. Está bem bem menos soturno, bem mais leve e bem mais cómico. Os contos lêem-se muito bem, uns mais interessantes que outros. Tem um bom prefácio do próprio escritor. Para além disso este escritor continua a ser um extraordinário contista.
Para mim, este Boleia Arriscada é o típico  livro de verão por excelência.
Leve e descontraído.
 
Por último um livro que é para ir lendo no Verão, entrar com ele pelo Outono e acabá-lo no Inverno. O meu homem ofereceu-mo aquando da nossa ida à feira do Livro em Junho  e o livro é o  Hitler: Uma biografia do escritor Ian Kershaw. 
Para mim este livro é A Biografia de Hitler por excelência.
Coloquei a palavra 'a' em letra maiúscula porque considero que Ian Kershaw escreveu aquele que é para mim e para muitos leitores  por este mundo fora,verdadeira e única Biografia de Hitler.
O livro que tenho já vai na 5ºedicão, e através de perto de mil páginas o autor dá-nos a conhecer quase o dia a dia deste homenzinho louco, solitário, soturno e absolutamente abjecto que modificou para sempre a vida e a geografia do planeta para não falarmos das sinistras atrocidades saídas desta e das mentes dos que o rodeavam.
Um livro absolutamente fantástico e que espero acabar de o ler ainda este ano.


Sem comentários: