quarta-feira, junho 03, 2015

Um Hino ao Verão


Agora que o sol e o calor a anunciar o verão está aí em pleno trago aqui uma tela de um pintor que aprecio e que se chama Jean-Antoine Watteau, cujo tema é precisamente o Verão representado na figura da deusa  Ceres.
Antes de mais há que dizer que Jean-Antoine Watteau, mais conhecido por Antoine Watteau ou simplesmente Watteau, foi um pintor francês do movimento rococó. Nasceu no centro da região de Hainaut, recém-incorporada ao território francês pelas tropas de Luís XIV. Morreu  muito novo aos 37 anos em Nogent-Sur-Marne, França.
Mas, quem é Ceres?
Nas minhas pesquisas por Ceres descobri que a mesma é a deusa romana da Agricultura (daí o termo cereais) e irmã de Júpiter deus romano do Dia  muitas vezes conotado como sendo Zeus o todo poderoso.
Quando Júpiter repartiu o universo entre os membros da sua família entregou a proteção da terra cultivada à deusa Ceres, convertendo-a deste modo numa das divindades mais veneradas da sociedade antiga.
De um modo geral esta deusa costuma geralmente ser representada sentada como acontece nesta tela de Watteau e sempre com um atributo relacionado com a terra na sua mão que aqui é uma foice enquanto belas espigas douradas se encontram por detrás da bonita deusa.
Como vemos é uma magnifica alegoria ao Verão, às colheitas dos cereais e onde tudo é claro e cheio de luz. A própria deusa sentada numa nuvem e vestida de tons muito claros tem entrelaçado nos seus cabelos louros espigas, papoilas e flores azuis do campo. 
 À sua direita um leão guarda a deusa e dois querubins loiros aproximam-se da mesma abraçados a ramos de cereais.
Esta encantadora  tela (Ceres) um óleo sobre tela, e que se encontra no National Galery of Art em Londres,  faz parte de uma série que representa as Quatro Estações do ano realizadas pelo pintor  para o seu mecena o banqueiro  francês Pierre Crozat, mas só resta esta, tendo as outras desaparecido infelizmente.
 

Sem comentários: