domingo, abril 26, 2015

Acordar Lento

Sou de acordar cedo e ficar logo desperta. Que me lembre nunca sai da cama e fiquei a andar pela casa feita um zombie. Quando me levanto o meu relógio biológico como que entra no ritmo stand up and go. Também não sou de ficar com aquele aspecto de quem saiu da cama e está com vontade de se meter lá outra vez. Levanto e pronto, estou desperta para o dia. Devido a isso faz-me imensa confusão e até alguma perplexidade que o meu homem leve perto de uma hora a ficar desperto. Sai da cama e rola autenticamente pela casa como um morto/vivo, sem saber onde está e com um humor desgraçado. Não tem apetite, não fala e fica para ali sem saber bem onde está. O ritmo matinal dele é tão lento que quando viajamos e temos que nos levantar muito cedo, e caso a viagem seja de avião, mal entra no dito cujo e aperta o cinto,  adormece imediatamente! Chega a ser uma coisa digna de uma foto e qualquer dia tiro mesmo uma. Adormece de tal maneira que até ressona e o avião ainda nem rolou na pista.
Quando a viagem é de carro, sou eu que tenho eu guiar os primeiros quilómetros e ele adormece quase em seguida. Quando é de comboio o procedimento é igual ao do avião.
Questionado sobre isso ele disse-me que sempre foi assim desde pequeno e que era um suplicio ter de ter aulas logo pela manhã. Lembro-me de uma viagem que fizemos à Tunísia com um casal amigo e o modo como ele dormia no carro alugado enquanto eu  e o outro casal íamos conversando na longa estrada do deserto. Todo esse sono era por conta de ter tido de se levantar por volta das 7 horas! Ele praticamente desde o hotel até ao carro mal tinha aberto os olhos. Nós os três ríamos  do modo como ele dormia placidamente enquanto nós apreciávamos  a bonita paisagem  e tagarelávamos alto sem que nada o acordasse.
 Como professora que sou, deixei de ser tão severa com os alunos que nas aulas da manhã estão como que catatónicos. Percebi que há pessoas com um lento ritmo matinal e que as primeiras horas da manhã são autênticos suplícios, pois  o corpo recusa-se a acordar e a mente como que fica embotada para a vida. Já tive alunos que no fim da aula me vinham dizer que ficavam impressionados com a genica que eu demonstrava ter em horas tão escandalosamente cedo para  o ritmo deles. Mas, e há sempre um mas, quebro com muita facilidade à noite. Não sou de noitadas. Chega uma determinada hora e como que morro para a vida. Tenho que me deitar e dormir. Sou um pouco como as galinhas. Não me importo nada de me deitar cedo.
O nosso organismo é um mecanismo complexo e cada dia se descobre mais e mais sobre ele. Penso que os seus segredos nunca serão completamente revelados e para mim ainda bem, pois a tendência que  o ser humano tem para imitar o criador levaria-o a mexer com coisas que a meu ver não devem ser mexidas.
 Somos seres biologicamente muito bem feitos e se não fossem as terríveis doenças que a ciência não consegue debelar e os múltiplos defeitos que fazem parte do nosso ADN seríamos máquinas magnificas.
P.S.Qualquer semelhança com a realidade vivida é pura coincidência!

Sem comentários: