domingo, julho 27, 2014

Na Praia

Antes de ir a banhos não resisto a colocar aqui duas telas  realizadas por   dois pintores que gosto muito. Um já abordei aqui em post anterior, falo-vos do pintor francês  Gustave Courbet e a  outra é do pintor americano, William Merrit Chase, que ganhou merecida  fama pelas belíssimas telas de mulheres, trajando quase sempre  garridos vestidos e cuja paleta cromática é qualquer coisa de outro mundo. Também as suas maravilhosas telas retratando cenas de interior são de uma beleza ímpar.
Na tela que aqui aparece,denominada de 'Na Praia', William Chase  pinta mais uma vez uma cena passada numa praia de Long Island, praia essa muito usada por si para realizar obras absolutamente fantásticas. Este pintor usava muitas vezes esta praia como cenário das suas cenas familiares, uma vez que deu aulas num centro aqui existente durante vários anos, sendo que muitas das aulas eram dadas ao ar livre.
A obra que aqui aparece, mostra uma típica praia em época da Primavera, quando ainda não está muito calor para se tomar banho, mas já suficientemente agradável para se estar sobre a areia a apreciar o mar. Assim o que aqui vemos são mulheres e crianças vestidas e com grandes e garridos chapéus a protege-las do sol forte. Sopra um ventinho forte que vai fazer com que as sombrinhas decoradas com motivos orientais e bastante garridos estejam completamente tombadas. As crianças divertem-se com a areia, enquanto as progenitoras de costas para nós vigiam-nas. O céu azul coberto parcialmente por nuvens brancas, não é impeditivo que o sol brilhe com toda a intensidade. O mais incrível nesta tela é a sensação de movimento que o artista dá às suas personagens e às sombrinhas que parecem voar com a força do vento. Por sua vez  à esquerda da tela vemos uma mulher vestida de branco que devido ao vento parece estar prestes a cair sobre a areia!
Uma tela linda que só um grande pintor consegue criar e dar-nos a sensação que de um momento para o outro aquelas mulheres recolherão os seus pertences e se encaminharão na nossa direcção!

A outra tela que aqui surge, de Gustave Courbet, intitulada de 'Praia da Normandia', foi realizada no seu atelier e nela o artista faz uma evocação do tempo em que esteve a viver por essas bandas, após ter fugido devido aos acontecimentos  da Comuna de Paris em que esteve envolvido.
Courbet, vai aliás transpor para a telas várias  da praias da  Normandia sendo esta uma de muitas. Representada com grande realismo vemos que alguns barcos dos pescadores se encontram parados sobre uma grande extensão de areia. O que domina a tela vai ser um grande penhasco escarpado, de tremenda força compositiva. O volume desse penhasco como que domina toda a tela e nele vemos aplicadas várias tonalidades de cores que vão do vermelho ao verde. É como um colosso plantado na praia, e a sua força é-nos dada como indestrutível. Perto dele os barcos são quase de uma fragilidade trágica e as figuras dos marisqueiros que aproveitam a maré baixa para pescar na zona de areia húmida são como que meros pontos na paisagem. A língua de água que vemos é de um azul lindo e toda a restante tela é dominada pela tonalidade azul acinzentada do céu, entrecortado por nuvens maravilhosamente pintadas. A bandeira francesa esvoaça num dos mastros da embarcação que se encontra atracada na areia e não podemos deixar de pensar que o realismo com o qual está representada é maravilhoso. Uma tela soberba realizada por um pintor único.

Sem comentários: