quarta-feira, março 27, 2013

Os Nossos Cartões

As nossas carteiras estão cheias de cartões. Há para todo o gosto. Esses cartões vão desde os que nos proporcionam tirar dinheiro nos multibancos(caso lá tenhamos algum)  fazer pagamentos e outras coisas mais, passa pelos cartões de crédito e vão morrer nos inúmeros cartões que super e hipermercados nos dão para com eles nos fidelizarmos e gastarmos o que temos e não temos. Há cartões de perfumarias, boutiques, bombas de gasolina, grandes superfícies de venda a retalho, cartões de restaurantes (acho que agora não há restaurante de Centro Comercial que não nos dê um cartão para as mãos) passando pelo das lojas de comida saudável, comida não muito saudável... terminado em cartões que se formos a ver nem sabemos porque os temos e para quê que servem!
Esses pequenos pedaços de papel ou de plástico enchem-nos a mala, a carteira e muitas vezes a paciência, posto que quando entramos numa loja e perguntam por ele, lá vamos nós dar voltas e voltas  à carteira a ver se o encontramos. Invariavelmente tiramos todos e o que queremos é sempre o último, pelos menos a mim acontece isso frequentemente.
 Lá entregamos o cartão, o funcionário/a põe um carimbo ou assinatura, ou passa a banda magnética pela máquina registadora   e o dito volta  para a carteira, até estar cheio ( invariavelmente passa um horror de tempo) e recebermos um qualquer prémio que passa por uma refeição grátis, um objecto qualquer , uma lavagem de carro,um creme para o rosto, uma máscara facial, ou compras grátis etc, etc.
 Há dias fiz anos e logo pela manhã comecei a receber não os parabéns porque os meus amigos e conhecidos ainda dormiam, mas sim promoções que me eram oferecidas por 'esse dia ser muito  especial' (palavras expressas nas ditas mensagens!).Para que eu usufruisse dessas magnificas vantagens   teria de me deslocar a essas lojas e lá gastar uma determinada quantia sendo depois presenciada com algo. Até uma revisão de pneus eu tinha direito, desde que gastasse uma irrisória  quantia,coisa  que achei um pouco despropositada. Ir ver  pneus nesse dia!Na!!!!
 Manias minhas!!!
Quando eu julguei que já tinha todos os cartões que necessitava para a minha putativa felicidade  eis que um supermercado que tinha como slogan " nem cartões nem complicações"...lembram-se disso????faz a sua entrada nesse mundo e ofereceu-me hoje um  cartãozinho para as mãos.
A pouco amável funcionária que me atendia no dito supermercado ao dar-mo fez logo a recomendação que o mesmo não funcionava a menos que eu o activasse para um número 808... ou no site do respectivo cartão. Avisou-me também ( com um ar entediado de quem repetia isso pela milésima vez!) que ele dar-me-á descontos numa cerrta   gasolineira de letras verdes e com ele ganharei mais pontos se...e há sempre um se...fizer comprar num determinado montante. E enquanto ela falava, eu só pensava:"Também tu Brutus?" Pois é... também tu!
E assim paulatinamente todas as lojas nos vão dando cartões, procuram fidelizar-nos, tentam que gastemos, gastemos, gastemos.....
É  a insanidade total...
O que é certo é que lá coloquei o cartão na minha carteira e o mesmo  lá está fazendo companhia aos outros. Um dia destes irei dar uma volta aos mesmos e tenho a  certeza que alguns são de casas que já nem existem, ou já nem servem para nada porque nunca os utilizei nem os utilizarei.
 Guardarei tudo numa caixinha e um dia irá tudo para reciclagem.
É o ciclo de uma vida vivida numa sociedade completamente tresloucada!
 E viva o consumismo!
 

1 comentário:

redonda disse...

Mas antes de publicitar a facilidade, chegou a ter um cartão :) penso que se chamava cartão dominó e como não sou particularmente organizada mas antes agarrada a toda e qualquer recordação. ainda tenho esse cartão, assim como muitos outros, agora absolutamente inúteis!