domingo, outubro 14, 2012

Looper


Amei este Looper. Um dos melhores filmes sobre viagens no tempo que vi até hoje! O filme tem tudo: acção, drama, algum humor negro, bons actores e principalmente aborda temas que fazem-nos pensar nomeadamente questões existenciais, que nos mostram que por mais voltas que dermos somos produto das nossas acções, são elas que determinam o nosso destino e influenciam o destino de muitos dos que nos rodeiam. Escrito e realizado pelo genial e promissor Rain Johnson e com os actores Joseph Gordon-Levitt (que está a ter um ano excepcional, posto que já o vimos no tenebroso e fantástico final da trilogia BatMan, no frenético Encomenda Armadilhada e ainda o vamos ver no portentoso Lincoln de S.Spilberg), Bruce Willis , Emily Blunt, Paul Dano e Jeff Briges (que está cada vez melhor), o filme  aborda a vida dos Loopers, jovens assassinos que vivendo no presente ou seja  no ano 2044, são contratados por máfias futuras que tendo descoberto as viagens no tempo contratam esses jovens do passado para assassinar pessoas vindas desse mesmo futuro, fazendo com que as mesmas desapareçam nesse passado nunca existindo no futuro. Tudo corre pelo melhor, até que de repente os loopers dão consigo a terem de  assassinar a sua própria pessoa vinda do futuro!
 Looper é um objecto cinematográfico estranho, complexo e contudo muito aliciante. O realizador proporciona-nos uma experiência  alucinante ao mundo desses assassinos (os loopers) que não hesitam em matar, mesmo que para isso tenham que executar a sua própria pessoa daí a 30 anos.
 O visionamento deste filme fez-me recordar a minha ida ao cinema quando fui ver o filme Inception/A Origem, visto que de repente damos por nós completamente absorvidos pelo enredo ,por aquelas cenas alucinantes e originais, por aquela história incrível que possui  uma sequência final que vai ao arrepio de tudo aquilo que já vi de há muitos anos para cá!
Um filme maravilhoso, com uma estética visual ímpar, que coloca questões bem pertinentes sobre o homem e sobre a nossa existência , com personagens complexas, todas elas agarradas a um passado, mas cheias de objectivos e vivendo na ânsia de os atingir, nem que para isso tenham que matar ou estropiar.
O amor está sempre presente, e isso comoveu-me imenso, o amor é visto nas suas mais variadas cambiantes, e o amor incomensurável de uma mãe por um filho e o de um marido pela sua mulher é aqui colocado de uma forma maravilhosa! O amor capaz de mudar tudo, é o amor que muda tudo!O amor que leva a que cometamos os mais bárbaros actos!Genial!
Não deixei de constatar que este filme sofre de algumas influências cinematográficas, sendo uma delas os "12 Macacos" e o"Exterminador Implacável". Contudo, consegue seguir o seu próprio rumo, e tenho a certeza que este filme irá marcar muito do que em cinema se irá fazer num futuro próximo, tal como o filme  Matrix influenciou e ainda influencia muita da estética cinematográfica que actualmente está em voga.
Um filme magnifico. Recomendo vivamente.
 

1 comentário:

redonda disse...

Vi o filme há pouco. Gostei muito, mas no final parece-me que algo terá falhado na lógica do filme. Porque, ou ele ocnseguia cortar o círculo e assim a sua versão mais velha não teria de vir do futuro para matar o homem da chuva porque este em vez de se tornar um homem mau, ter-se-ia tornado um homem bom, ou então o ele mais velho deveria ter acesso às recordações do mais novo, sentir a importância que para ele tinham a mãe e o filho, a imagem no relógio deveria passar a ser ela, e seria ele a desistir de tentar matar o menino.