quarta-feira, setembro 12, 2012

Edouard Manet-O Velho Músico

A tela que aqui aparece foi pintada por Édouard Manet quando o artista estava na sua formação.
Manet tinha regressado das suas longas viagens a Itália, Holanda, Alemanha e Áustria, onde conheceu obras dos grandes mestres da pintura europeia. Entre estes apreciava vivamente Francisco Goya e em particular tinha especial apreço por Velásquez, artistas que pôde estudar nas suas constantes visitas ao Museu do Louvre.
Ora, foi precisamente uma gravura de Goya sobre os "Bêbados" do grande Velásquez que  inspirou Manet para a criação da obra que aqui surge exposta.
 Édouart Manet nessa fase da sua vida estava muito consciente da problemática social do seu país, tal como demonstram os seus inúmeros quadros de ciganas, vendedores ambulantes, músicos e vagabundos. Refere-se que nessa época, a população de Paris tinha crescido desmesuradamente e o número de indigentes excedia já os cem mil, indigentes esses que deambulavam pela cidade ou seus arredores, muitos deles vivendo na mais profunda miséria.
Esta tela é pois um compêndio das personagens que habitavam a vizinha rua Guyot, próxima do estúdio do artista.No centro, o violinista, olha melancólica e profundamente e espectador do quadro. Entre ele e o resto das personagens não há qualquer comunicação, quer afectiva quer espacial. Mesmo o miúdo de fato preto com o braço direito sobre o que tem uma estranha vestimenta branca não olha para ele, a sua posse é algo forçada. Por sua vez o homem que aparece, com o chapéu alto parece repetir outra personagem do quadro de Manet inclusa na sua obra "O Bebedor de Absinto". A própria paisagem parece, inclusivamente intemporal e produto da imaginação do artista.
De facto a obra não pretende representar um determinado momento, mas ser, uma pura reflexão em torno das injustiças sociais, sobre o qual o artista estava muito atento.
Esta tela denominada "O Velho Músico" é óleo sobre tela e pode ser apreciada no National Gallery of Art de Washington.

Sem comentários: