domingo, fevereiro 26, 2012

Bell Ami

Há dias fui ver o filme Bel Ami, realizado pela dupla  britânica Declan Donnellan e Nick Ormerod e com  Robert Pattinson, Christina Ricci, Uma Thurman e  Kristin Scott Thomas.O argumento é de Rachel Benette, retirado da obra de Guy de Maupassant. O filme mostra a trajectória de Georges Duroy, que viaja através da década de 1890 em Paris, usando a sua pouca inteligência mas um grande  poder de sedução, conseguindo assim  subir da pobreza à riqueza, do abraço de uma prostituta aos encontros apaixonados com as mulheres mais bonitas e ricas, num mundo onde a política e os media disputam influência, onde o sexo é poder e ser uma celebridade é uma obsessão.Numa época em que chegar ao poder e ao dinheiro é feito usando a fraqueza de mulheres sequiosas de sexo, este Georges Duroy movimenta-se pelos salões parisienses saltando de cama em cama com toda a desenvoltura e total ausência de escrúpulos. Não desgostei do filme, mas considero  que o que ali vemos é um desperdício de talentos e o caso de Uma Thurman é o mais flagrante, apesar de como grande actriz que é, conseguir com a a sua presença ofuscar todos os demais.A meu ver a  surpresa no elenco vai para Robert Pattinson, que consegue  com a sua personagem que esqueçamos por completo a sua personagem na saga Crepúsculo e isso é feito através da transfiguração completa do seu corpo e da sua expressão facial. Contudo, não é uma personagem credível e por várias vezes  as personagens femininas acabam por ofuscar por completo a sua prestação. Não sou grande fã de Nina Ricci, mas parece-me que deste trio de mulheres foi a única que conseguiu interiorizar o papel  esforçando-se o máximo para o tornar credível. Quanto a Kristin S.Thomas...uma autêntica desgraça e  mais de que uma vez dei por mim a pensar que ela estava ali a fazer um autêntico frete! Apesar desses encolhos todos, o filme não é mau, posto que  consegue que nós espectadores criemos empatia com o personagem masculino, apesar de ser um crápula e um sem vergonha.É também um filme que nas suas debilidades consegue mesmo assim retratar bem uma Paris do século XIX, tem uma boa fotografia, a trama apesar de a espaços 'assassinar' com grande classe e distinção a obra de Guy de Maupassant vê-se com agrado, e no fim não considerei por mal empregue o preço do bilhete.

Sem comentários: