Viveu na sua cidade natal até 1502, até que se mudou para Nuremberga, onde trabalhou no ateliê de Albrecht Dürer, tendo permanecido aí cinco anos, o que muito o influenciou nas suas obras.
Em 1509 mudou-se, novamente, para Estrasburgo onde entra em contacto com os círculos intelectuais de Martinho Lutero. Porém, entre 1512 e 1517, passou a residir em Friburgo, trabalhando na sua obra-prima, o altar da Catedral.
Apesar de realizar uma boa produção religiosa, a sua temática favorita era macabra, sendo a morte e o erotismo contantes em toda a sua obra. Na actualidade, algumas das suas obras estão expostas no Museu do Prado em Madrid.
Neste quadro que aqui aparece quatro figuras constituem uma Alegoria das três idades do homem. A morte é representada por um Esqueleto que segura uma ampulheta. À sua volta vêem-se um Bebé que dorme ( a infância), uma Rapariga (a juventude) e uma Velha desfigurada pela magreza (a velhice). Baldung era um desenhador muito fecundo, e o realismo dos corpos neste quadro revela que observou atentamente o corpo humano. À semelança do seu mestre A.Durer, Baldung não se dedicou só à pintura; para além de muitas gravuras fantásticas, deixou-nos desenhos para vitrais e uma extensa obra gráfica. Tal como H.Bosch, Baldung expressou o terror e o sofrimento do seu tempo recorrendo à fantasia. Uma das mais importantes obras de Baldung é o retábulo do altar da Catedral de Friburgo, que data de 151.Quando morreu em Estrasburgo Baldung era um abastado e influente membro da sociedade.
Este quadro intitulado A Morte e a Donzela, data de 1539, é Óleo sobre madeira, tem 151x61 cm e está no Museu do Prado em Madrid.
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