segunda-feira, novembro 28, 2011

O Fado - José Malhoa


O Fado
Agora que o Fado está na ordem do dia, devido ao facto de ter passado a ser considerado Património Imaterial da Humanidade, não posso deixar de aqui abordar um belíssimo quadro  de José Malhoa denominado "O Fado".Esta obra enunciada como uma obra prima de Malhoa e reproduzido na Ilustração Portuguesa em 15-04 de 1912, teve uma primeira apresentação pública no Salão da Sociedade  de Artistas Franceses em 1912, e em Lisboa só em 1917 na 14º Exposição da Sociedade Nacional de Belas Artes.Malhoa passa do desregramento coletivo consentido na sociedade rural figurada na sua obra "Os Bêbados" (1907) para o individualismo e transgressão moral e urbana do O Fado (1910).José Malhoa sempre procurou modelos reais, só que agora a cena dá-se na boémia popular da Mouraria, na altura bairro mal afamado de Lisboa, onde Malhoa encontrou Amâncio, arruaceiro e tocador de guitarra e a sua amante, a Adelaide da Facada.Pela luz incidente no colo e a mancha vermelha da saia, é esta mulher o núcleo da composição, alongando-se sobre a mesa entre o cigarro esquecido numa mão e a cabeça apoiada na outra, o olhar e a tenção fixando-se no homem que canta e toca guitarra. A lassidão da pose íntima e o desarranjo da roupa da mulher completam-se no aprumo janota do amante aplicado na execução do fado.Todo o cenário envolvente vai acrescentando notícias desta existência marginal, a indiferença pelo confronto burguês, evidente na diversidade do mobiliário, na cortina frente à porta, a crença em Deus nas estampas religiosas fixadas na parede.Sobre a mesa, a garrafa de vinho ingrediente fundamental desta boémia onde se exercitam os sentidos e se cultivam prazeres e ócios.Esta cena de interior, brilha pela sentimentalidade da da situação amorosa, ao mesmo tempo íntima e também marginal.O individualismo das personagens justifica-se e ganha sentido maior e colectivo na canção castiça, a lisboeta e nacional que é o FADO.Esta magnífica obra é um óleo sobre tela, (1.51x1.86) e pode ser apreciada no Museu Malhoa nas Caldas da Rainha.

As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne

Adorei este Tintin-O Segredo de Licorne.Diverti-me imenssssoooo!É um filme Spilberguiano do princípio ao fim.Os 3 álbuns que compõem o filme estão muito bem interligados.Jamie Bell está perfeito no "papel" de Tintin, o actor Andy Serkis, dá corpo ao doido do Capitão Haddock de uma forma genial, a/o Milu está soberbo (durante todo o filme parecia estar a ver a minha cadela que é precisamente uma fox terrier), Daniel Graig, irreconhecível no temível Pirata Rackham, e obviamente não poderia aqui deixar de salientar o Dupond e Dupont, sempre metidos nas mais incríveis trapalhadas.O mais engraçado é que o filme está feito de tal forma que acabamos por nos esquecer que estamos perante figuras animadas, visto que os actores que dão corpo aos personagens estão bem presentes tanto na fisionomia, como na movimentação do corpo e obviamente na voz. Adivinham-se várias sequelas, até porque o fim do filme aponta para mais uma aventura, fazendo com que o final fique 'quase' em aberto.Estão de parabéns  e Peter Jackson. Para mim este Tintin é um grandes filmes de aventuras deste ano de 2011.

sábado, novembro 26, 2011

Os Limites da Cidade

Espetacular filme ‘The City Limits’ de Dominic Boudreault, que ilustra a dualidade entre a cidade e a natureza.As cidades: Monreal, Quebec City e Toronto (Canadá), Nova Yorque e Chicago (EUA). A música: ‘Time’, por Hans Zimmer.

Você é médico?

Uma senhora, com seu filho de 5 anos, está comer num restaurante.De repente, a criança mete uma moeda na boca e engasga-se.A mãe tenta fazê-lo cuspir a moeda dando-lhe palmadas nas costas, sem sucesso.O menino está começando a mostrar sinais de asfixia e a mãe, desesperada,grita por auxílio.
Um homem levanta-se de uma mesa próxima, e com surpreendente calma,sem dizer uma palavra, ele baixa as calças do miúdo, segura os seus pequenos testículos,aperta com força, e puxa para baixo violentamente.
Automaticamente, o garoto com dor irresistível cospe a moeda, e o fulano, com a mesma facilidade com que ele se aproximou, voltou para sua mesa sem dizer uma palavra.
Após algum tempo, a senhora, já tranquilizada, aproxima-se para agradecer ao senhor por salvar a vida
de seu filho, e pergunta:
- Você é médico?
- Não senhor, eu sou funcionário das Finanças,e a minha especialidade é"espremer tomates até sacar a última moeda".

Minha Rica Saúde

Quando temos um problema de saúde é que vemos o quando é bom estarmos saudáveis.O que digo aqui parece uma redundância mas é o que aconteceu comigo nos dias em que estive com uma terrível contratura muscular e não podia virar o pescoço.As dores eram tantas, mas tantas que dei por mim sentada a chorar de dores.Obviamente tive que ir de urgência para o hospital e levar durante uma semana injecções que paulatinamente me foram retirando as dores até voltar a mover o pescoço normalmente. Quando pude fazer isso foi uma alegria imensa, posto que após uma semana de intensas dores pude fazer gestos tão banais como virar na cama sem gritar de dores, conseguir guiar o meu carro, conseguir comer normalmente, ler um livro e vestir-me.Ainda tenho algumas dificuldades em me virar mas sei que aos poucos melhorarei e tudo voltará ao normal.As pessoas que comigo socializam e já tiveram esse problemas de saúde compreendem o que sinto e todas são unânimes em dizer que de fato as dores são terríveis.Agora que já estou melhor, dou-me conta mais uma vez, da nossa fragilidade corporal.Não somos nada, de um momento para o outro mudamos o nosso estado de saúde, um dia podemos estar tomados da mais intensa vitalidade e no outro podemos estar feitos em cacos.Num momento podemos estar vivos e ao virar da esquina podemos ser assaltados, levar uma faca, ou um tiro, ser atropelados ter um AVC e desaparecermos como grãos de areia levados pelas ondas do mar.Somos pequenas rochas, atirados para este mundo, tentamos sobreviver às inclemências da vida, por vezes somos pontapeados, traídos, ofendidos, vilipendiados, sofremos uma panóplia de dissabores, mas nem tudo é mau, posto que  ao  longo da nossa vida, vivemos momentos  maravilhosos, e se tivermos sorte, teremos  amigos solidários com as nossas mazelas, presentes nos momentos bons e nos momentos maus, teremos a chance de nos alegrarmos com paisagens deslumbrantes, visitaremos cidades maravilhosas, apreciaremos obras de arte de beleza incomensusáveis,veremos com intensa emoção obras cinematográficas e teatrais incríveis, e se tivermos um bom anjo da guarda teremos por companhia alguém que nos ame sinceramente,temperando-nos o corpo e a alma...e algum animal de estimação que nos acompanhará à porta quando sairmos e estará à porta quando chegarmos...São essas vicissitudes e alegrias que nos fazem suportar a vida que temos, uma vida que não e fácil, que é recheada de pequenas armadilhas que temos que ir desmontando e seguir em frente.A nossa vida é uma breve passagem e muitas vezes só nos damos conta disso quando o nosso corpo colapsa e é por isso que temos que ir saboreando-a de uma forma pacífica, solidária, e o mais alegremente possível.

quinta-feira, novembro 24, 2011

Performances Orientais

Ao ver estas performances pergunto eu:
Onde estão presos os sinos?
Onde estão sentadas as mulheres da orquestra?

Onde estão presas as mulheres que flutuam?
Onde estão os cabos?
Como conseguem tanto equilibrio em cima de uma roda?
Aquelas mulheres são reais?
Incrível!
 http://www.youtube.com/watch_popup?v=6HfDeTVpinU

http://www.youtube.com/watch_popup?v=BOjOGKu3jTc&feature

quarta-feira, novembro 23, 2011

Memórias

A mente humana é um instrumento maravilhosamente complexo, mas também explenderosamente falacioso.Todas as memórias que possuímos, não estão inscritas num quadro de ardósia imutável e permanente. Essas maravilhosas ou terríveis memórias que fazem de nós aquilo que somos tendem irremediavelemte e para grande desgosto nosso, a apagarem-se com o passar dos anos.Essas memórias não só se vão apagando paulatinamente e ao longo dos anos, como também vão mudando com grande frequência ou desenvolvendo-se pela incorporação de novas memórias, de novas vivências que quotidianamente vamos adquirindo.Desde que nascemos e caso a nossa vivência siga dentro dos padrões da normalidade, estamos sempre abertos à  aprendizagem.Essa aprendizagem é necessária , posto que é ela que permite a nossa socialização.Assim, o  nosso cérebro vai sendo moldando conforme aquilo que vamos adquirindo. Contudo, ele tem necessidade de ir esquecendo e são esses pedaços da nossa vida que vão sendo 'deixados para trás', e que muitas vezes tentamos recuperar sem o conseguir, que fazem com que tenhamos necessidade de ter em nossa posse objectos recordativos desse passado que não volta mais e que por mais que tentemos não conseguimos recordar. Muitas vezes ficam pedaços dessas memórias, fragmentos que tentamos unir, ligando-os a determinados lugares, acontecimentos e   pessoas. Quando as memórias são traumáticas, ou desaparecem por completo, pois o cérebro esconde-as protegendo-nos desses traumas, ou então, não o conseguindo fazer o indivíduo recorda-as repetidamente, acabando por se afundar num abismo de tristeza e negritude que só tem saída apelando a ajuda externa.Com o avançar da idade  tendemos a recordar-nos do nosso passado, refugiamo-nos nele, é como se houvesse uma suspensão do nosso ser, vivemos fisicamente o presente mas o nosso cérebro puxá-nos para trás para as memórias do passado,visto que não conformados com o fim que se aproxima tendemos a fugir para memórias que nos fizeram felizes, posto que ao fim e ao cabo o que todos nós procuramos é a felicidade consagrada em múltiplas formas.É como se de dentro da câmara fotográfica que o nosso cérebro se tornou, apenas pudesse ser revelado as fotos em que nos encontramos em ângulos mais apropriados e na companhia daqueles que nos foram mais queridos. São fotos a cores, colorindo o nosso presente de um passado que foi... e que por mais que queiramos nunca mais voltará a nós.

Cataratas do Iguaçu

Panorâmica Aérea, de 360 graus, que os russos fizeram das cataratas do Iguaçu.
Observe a primeira imagem que aparece, e logo no mapa ao lado,  ao clickar nos diferentes pontos (bolinhas e estrelas verdes),  pode passar até pelas passarelas por onde se caminha.
http://www.airpano.ru/files/brasil/iguasu/iguasu_eng.html

segunda-feira, novembro 21, 2011

Nos Idos de Março

Portentosa realização e actuação de George Clooney, portentosa interpretação de Ryan Gosling,Philip Seymour  Hoffman, Paul Giamatti, Evan Rachel Wood, Marisa Tomei, Jeffrey Wright,entre muitos outros.Amei o filme do princípio ao fim.Uma estupenda lição de cinema, onde ficamos a saber quase tudo o que há a  saber sobre os bastidores das Primárias Norte Americanas, onde tudo vale, e o que sobra é apenas e só o sabor amargo do poder pelo poder.A continuar assim nesta linha George Clooney 'arrisca-se' a ser (se já que não o é) um dos grandes realizadores deste século XXI.Para além de uma cara invejável temos alguém  que não condescende com nada e nos dá uma visão algo turva de uma América muito virada sobre si própria e onde os meandros da política e os seus intervenientes são tanto ou mais assustadores, quando actuam na convicção do que o que estão a fazer é o mais certo e o objectivo a ser alcançado vale por todas as torpezas.Numa palavra:Magnifico este "Nos Idos de Março".

O Lago dos Cisnes

sexta-feira, novembro 18, 2011

Georges de la Tour-A Adivinhadora de Fortunas

Este quadro representa um tema muito popular entre os pintores caravagistas do século XVII: uma cigana está muito matreiramente a predizer o futuro de um jovem, enquanto os seus colaboradores presentes pretendem roubá-lo.Trata-se de uma cena muito teatral e divertida, derivada das peças dramáticas e satíricas do momento, tão em voga entre a sociedade.De facto o rosto da cigana, enrugado e com uma boca desdentada que acentua as suas gengivas, está tratado com o realismo próprio do pintor. Por sua vez os olhos da mulher situada à direita do homem que está a ser roubado, expressam na perfeição, o estado de alerta e o secretismo da situação e relembram a literatura pitoresca tão em voga no século XVII. Esta obra foi realizada durante o período de maior maturidade do artista, quando Georges de la Tour tinha uns quarenta anos.O seu estilo inconfundível e particular verifica-se tanto na geometria das formas como na luz artificial que invade o espaço. A obra está assinada em cima, à direita  e ao alto da tela e tem o nome da cidade onde foi realizada, Lunéville, região natal do pintor, situada em Lorena.A data da realização é bastante duvidosa, indo desde 1620 até 1639.Este "A Adivinhadora de Fortuna",é  um óleo sobre tela e pode ser visto no MoMa, Metropolitam Museum of Art. 

quinta-feira, novembro 17, 2011

De volta ao início

A história de um lavrador que vai transformando a sua quinta familiar numa fábrica industrial… até se aperceber dos seus erros, e regressar a um modo de vida sustentável. Filme ‘Back to the Start’ de Johnny Kelly, com a música ‘The Scientist’ dos Coldplay interpretada pela lenda do country Willie Nelson.Esta campanha, promovida pela Chipotle Mexican Grill (EUA), procura enfatizar a importância de um sistema alimentar saudável.

quarta-feira, novembro 16, 2011

Trilhando a Vida

Ao longo da nossa vida, todos nós  fazemos grandes esforços para nos irmos afastando daquilo que os nossos pais nos 'forçaram' a ser. Esse forçaram está entre aspas, porque o que os bons progenitores fazem é educar os seus filhos o melhor que podem e sabem  dentro da tábua de valores existente na sociedade e no próprio seio familiar.O que acontece, é que esses filhos mais tarde ou mais cedo tentam abandonar o mais possível os ensinamentos usufruídos durante a sua adolescência.Penso que é  saudável deixar as coisas esfumarem-se, posto que na nossa vida, não há dados adquiridos, não há aquilo que podemos chamar 'cartas marcadas', uma vez que a nossa vida é feita de constante ganho e perdas.Torna-se saudável sabermos quando devemos fechar determinadas portas e abrir certas janelas, é saudável abrir  novos capítulos da nossa vida e fechar outros. Tal como um certo ditado diz, "as pedras e as palavras atiradas jamais voltam para trás", e assim raramente podemos voltar atrás e fazer com que as coisas aconteçam novamente. Devemos ter a capacidade, o 'jogo de cintura' de por vezes parar, deixar de ser quem éramos para nos transformarmos naquilo que realmente somos. Temos que assumir o nosso papel na sociedade e isso nem sempre é fácil, até porque milhões de outros seres humanos batalham pelo menos.Acredito que somos um projecto, um plano que só está terminado quando nos finamos.Acredito que chegando à idade do discernimento tomamos a rédea desse plano, deixando para trás o plano traçado pelos que velaram por nós.Uns acreditam que há um ser superior que velará sempre pela sua vida, 'qual anjo da guarda', presente nos bons e nos maus momentos. Outros consideram estarmos sozinhos no mundo e nada havendo nesse  plano superior, há que seguirmos com a nossa vida arcando com as nossas responsabilidades, com as nossas qualidades e defeitos, e que no fim do nosso projecto nada existe a não ser aquilo que deixamos aqui plantado, sejam filhos, uma árvore ou um livro.A vida é dura,os caminhos raramente são planos, as tristezas, a solidão, a ingratidão, a traição, as desilusões, uma constante.Mas, há também momentos de alegria e exaltação, de glória e contentamento, de riso e de extâse, de prazer e de alegria. É precisamente armados com essas ferramentas que paulatinamente nos vamos aproximando da nossa realização pessoal e é com elas que estamos preparados e disponíveis  para vivermos o dia a dia e devemos procurar fazê-lo o mais alegre e honestamente possível.

terça-feira, novembro 15, 2011

A Pedra

(...) A pedra está aí.
O distraído tropeça nela, o violento usa-a como projéctil. 
O empreendedor contrói com ela, o caminhante usa-a para se sentar quando está cansado.
Para as crianças é um brinquedo.
Drumond fez dela um poema, David usou-a para matar Golias e Miguel Ângelo tirou dela a mais bela das esculturas.
Em todos estes casos, a diferença não estava na pedra...mas na pessoa".
Miguel A.S.Guerra, Cenouras, ovos e leite

Fotos da National Geographic

domingo, novembro 13, 2011

Francisco de Goya-Os Fuzilamentos de 3 de Maio na Montanha do Príncipe Pio

F.Goya
Esta portentosa obra de Francisco de Goya (1746-1828), mostra o momento em que, depois da sublevação dos madrilenos contra os invasores, se procedeu ao fuzilamento em massa dos patriotas que haviam lutado com mais afinco.Este terrível massacre teve lugar em diferentes lugares, mas Goya retrata precisamente o que aconteceu na montanha do Príncipe Pio, onde às quatro da manhã cairam sob a descarga de balas, quarenta e três patriotas. O relato contado por Trucha, criado de Goya, é o que melhor descreve a cena captada pelo pintor.Reza assim:"no meio de poças de sangue vimos um monte de cadáveres, uns de barriga para baixo, outros de barriga para cima, um todo encolhido beijava a terra, outro com as mãos levantadas para o céu, pedia vingança e misericórdia". Trucha acompanhou Goya ao horrendo lugar onde tinham decorrido os fuzilamentos. A pincelada solta com com que a obra está concedida põe em relevo a rapidez com que deve ter sido executada pelo artista. A cena, de um grande dramatismo, tem como protagonista a personagem de camisa branca e calças amarelas que os soldados estão prestes a fuzilar.O seu rosto revela uma grande angústia, patenteada pelo franzir das sobrancelhas e da posição da boca voltada para baixo. A poça de sangue, sobre o qual jaz um dos mortos, de um realismo incrível, é conseguida através de pinceladas rápidas e de um forte empaste de tonalidades avermelhadas. O companheiro que está junto dele apresenta um rosto de enorme angústia, pois talvez seja o próximo a morrer.Um dos homens que se encontra mesmo ao lado, em segundo plano tem os punhos metidos na boca, sublinhando deste modo, a dor e a angústia que caracterizam esta incrível e  trágica obra, reveladora de todo o horror, maldade do qual o ser humano é capaz.Esta obra,"Os Fuzilamentos de 3 de Maio na Montanha do Príncipe Pio", tem a dimensão grandiosa  de 2.68x3.47cm e pode ser vista  em todo o seu esplendor, no Museu do Prado em Madrid.

A Criatividade e o Tempo

A Kreativ Magazin ‘contratou’ 30 dos maiores especialistas mundiais em criatividade (as crianças, claro)! e colocou-as perante um desafio: desenhar um relógio em 10 segundos… e depois, em 10 minutos. Os resultados são surpreendentes!

Aguarela do Brasil

Essa maravilha de desenhos animados, foi criada nos anos 50, inteiramente à mão, sem computadores, e sem os efeitos digitais ou recursos mágicos do cinema de hoje.Contudo é uma pequena pérola do cinema da animação que os amantes deste tipo de cinema nunca deixarão de admirar!
http://www.youtube.com/watch_popup?v=_mQHr8bAojU&vq=small

sexta-feira, novembro 11, 2011

Vicissitudes da Vida

Sempre me afligiu a desresponsabilidade e a cobardia.Poderia enumerar aqui outras coisas que me afligem, mas fiquemo-nos por essas duas, o que já é bastante A desresponsabilização de um acto quando feita por nós acaba por ser uma fuga... a mais completa cobardia porque deixamos de ser nós e refugiamo-nos  em algo que não sabemos bem definir.Temos medo que nos apontem o dedo, que nos acusem, que nos atormentem, que nos julguem mal, quando queremos que nos julguem como 'super humanos' que no fundo todos julgamos ser, por mais modestos que procuramos ser.Quando a cobardia e a desresponsabilização se 'colam' àqueles que são muito próximos de nós, ...aqueles que amamos...ao homem que amamos...e quando essa cobardia se alia à mais completa desresponsabilização, a agonia, a tristeza e a desilusão fazem a sua aparição e mansamente se infiltram, minando a relação e no fim quando enfrentamos a pessoa e a olhamos nos olhos, é como víssemos através dela e não para dentro dela. É como  se ela fosse um vidro no qual podemos olhar para o outro lado, porque o indivíduo  já lá não está, apenas a sua presença física.Acabamos por nos aperceber que já não sobra nada, porque as desilusões são muitas, os defeitos exacerbados, os embustes e a desonestidade uma constante.Então, o que nos resta fazer? Seguir em frente e pensar que ao menos sozinha  assumimos o que temos de bom e de mau, de perfeito e de imperfeito,sempre na esperança que mais tarde ou mais cedo, alguém que seja capaz de assumir os seus defeitos esteja disposto a acompanhar-nos nas vicissitudes deste  projecto a que chamamos ' a nossa vida'.

quinta-feira, novembro 10, 2011

O Melhor do Homem

200 retratos em 200 segundos, instantes magníficos captados nas ruas de Nova Yorque, selecionados de entre as 1400 fotos do projeto ‘Humans of New York’.Muito Bom!

sábado, novembro 05, 2011

Winslow Homer-Northeaster

O período que o magnífico  pintor americano Winslow Homer passou em Inglaterra, numa vila de pescadores, durante os anos de 1881 e 1882, provocou uma mudança  definitiva na temática da sua obra.A partir dessa época, concentrou-se em cenas de natureza, em grande escala e, especialmente em marinas como a que aqui se apresenta.Depois de regressar aos Estados Unidos e de ter ficado a sua residência na vila de Proust's Neck, continuou com essa tipo de temática.O artista começou a pintar uma série de marinas, até à metade da década de 1890, que descreviam as paisagens da costa do Maine, eliminando as figuras humanas, caracteristicas das suas obras, e que frequentemente, apareciam a lutar contra as forças da natureza.Esta obra  faz parte desse grupo e, embora não se vejam nem marinheiros nem náufragos, é evidente a potência destruidora das ondas do mar, através da sua grande altura e da força com que embatem nas rochas, criando uma espuma grandiosa.Ondas alterosas fazem com que o barco quase se vire, e o jovem negro que nele se encontra luta desesperadamente para o manter à tona.O perigo ronda não só da parte desse  mar alteroso mas  também pelas figuras marinhas que rondam o pequeno barco.A força expressiva das obras de Winslow Homer, que faria dele um dos mais importantes artista dentro do Realismo americano, é evidente no horizonte cinzento e enublado, provocando um sentimento de angústia e claustrofobia muito impressionantes.Esta obra de W.Homer, denominada de "Northeaster", é um óleo sobre tela e pode ser apreciado no MoMa, Metropolitan Museum of Art.

quarta-feira, novembro 02, 2011

Um Bom Spot Publicitário

A Carlsberg colocou 148 motards numa sala de cinema e deixou apenas 2 lugares livres para um casal (que pagou o seu bilhete) se poder sentar mesmo no meio dos 148 marmanjoões de aspecto pouco simpático.Veja as reacções de vários casais.Muito original!

A Importância do Café e do Professor

Dois leões fugiram do Jardim Zoológico.

 Na fuga, cada um tomou um rumo diferente. Um dos leões foi para as matas e
 o outro foi para o centro da cidade. Procuraram os leões por todo o lado,
 mas ninguém os encontrou.

 Depois de um mês, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o
 que fugira para as matas. Voltou magro, faminto, alquebrado. Assim, o leão
 foi reconduzido a sua jaula.

 Passaram-se oito meses e ninguém mais se lembrou do leão que fugira para o
 centro da cidade, quando um dia, o bicho foi recapturado. E voltou ao
 Jardim Zoológico gordo, sadio, vendendo saúde.

 Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao
 colega:

 - Como é que conseguiste ficar na cidade esse tempo todo e ainda voltar com
 saúde? Eu, que fugi para a mata, tive que voltar, porque quase não
 encontrava o que comer ... !!!

 O outro leão então explicou:

 - Enchi-me de coragem e fui esconder-me numa repartição pública. Cada dia
 comia um funcionário e ninguém dava por falta dele.

 - E por que voltaste então para cá? Tinham acabado os funcionários?

 - Nada disso. Funcionário público é coisa que nunca se acaba. É que eu
 cometi um erro gravíssimo. Tinha comido o diretor geral, dois
 superintendentes, cinco adjuntos, três coordenadores, dez assessores, doze
 chefes de seção, quinze chefes de divisão, várias secretárias, dezenas de
 funcionários e ninguém deu por falta deles!
Mas, no dia em que eu comi o tipo que servia o cafezinho... Estraguei tudo!!!

Um Conselho:
Experimenta tambem comer um professor para ver quanta gente vai gritar!!! Não
 por sentir falta do professor, mas por não ter quem fique com as crianças!!!!!!!!!!!!