Estando agora refeita do que me aconteceu aquando de uma pequena fuga de gás que tive na minha casa, mais concretamente na cozinha, não resisto a colocar aqui as agruras pelo que passei não para me virem cortar o gás, isso o piquete da Lisboa gás fez num instante, mas sim para me religarem
o dito cujo.Isso sim, foi uma odisseia qua me leva a dizer que caso vos aconteça algo de semelhante, o melhor é mesmo mandarem arranjar a uma empresa particular e nunca meterem a Lisboa Gás ou outro fornecedor vosso ao barulho, porque senão têm a semana estragada e quando digo a semana é mesmo a semana, porque foi isso que me acontece.
Estive 8 dias sem gás porque não havia quem se entendesse sobre qual das entidades deveria fazer a religação! Sim, é isso mesmo fui passada de "pôncios para pilatos" sem que alguém assumisse as suas responsabilidades sobre a dita religação.
Mas comecemos pelo princípio.
No princípio e ao contrário do que diz a Bíblia, não era o verbo, mas sim um cheiro a gás que se espalhava de cada vez que eu abria um armário que se situa por debaixo do meu fogão. Isso aconteceu no dia 25 de Junho da graça do Senhor.
Algo assustada fiz uma coisa que nunca mais farei, devido ao que aconteceu
posteriormente. Chamei o piquete do gás da Lisboa
Gás minha fornecedora. Telefonei para o número 800201722 e depois de uma
longa espera, lá veio uma operadora que me passou para um outro número que não
me recordo agora, pois inúmeros foram os números de telefone que liguei depois
disso.
Certo é que depois de dizer ao que vinha a operadora disse que dentro de
uma hora o piquete cá estaria na minha casa para desligar o gás. Deu-me os
conselhos básicos que era de abrir janelas, etc e esperei uma hora e qualquer
coisa até que o piquete viesse.O piquete, limitou-se a constatar a fuga, a desligar o gás no contador e na
escada (aqui colocou um selo onde dizia que só a Lisboa Gás poderia fazer a
religação), deixou-me um documento com o relatório do que aqui fez, disse-me
para mandar arranjar a avaria e que depois ligasse para a Lisboa gás para a
mesma tornar-me a ligar o gás.
Telefonei logo para uma empresa
certificada que não
podendo vir nessa 4ªa feira, agendou a intervenção para o dia 26 uma quinta
feira. De facto na 5ª feira logo de manhã o técnico reparou-me a fuga de gás,
colocando nova canalização e às 11.30 tinha tudo pronto.
A partir desse momento começou a minha odisseia de religação do gás.
Comecei por telefonar para o mesmo número da
lisboa Gás 800201722 para me virem ligar gás e qual não foi o meu espanto
quando me dizem que aquele número não era para isso e para eu ligar para outro
número. No espaço de 3 horas liguei para o variadíssimos números e sempre com a
mesma resposta. Não era de sua competência ligarem-me o gás e que ligasse para
outro numero que me iam dando sucessivamente.
Quando não me davam número, era porque passavam para outro departamento
ficando eu à espera tempo infinitos. O que sei dizer é que eram 15 horas da
tarde e não tinha ainda nada de concreto pois todos os operadores me
encaminhavam para outro departamento.
Acrescento que muitos operadores
estão muito mal informados e dentro do mesmo serviço somos capazes de receber
três ou mais respostas completamente diferentes umas das outras!
Só por volta das 15 horas é que uma operadora da Lisboa Gás (talvez a mais
informadita) me disse que eu deveria telefonar para a EDP, para o número
808535353, reportar o que me tinha acontecido, dizer para a EDP realizar um
pedido para a Lisboa Gás vir-me fazer a religação, ou seja era a EDP que tinha
que entrar em contacto com a Lisboa gás e só assim a Lisboa gás tinha poder para
vir à minha casa fazer-me a religação.
Essa informação deixou-me absolutamente atónita, pois nunca pensaria que a
EDP pudesse ter alguma coisa a ver com a religação do gás da minha casa, posto
que quem tinha desligado o mesmo era a Lisboa gás e deveria ser ela a tornar-me
a ligar o respetivo gás.
Contudo, assim fiz, apesar de não ter sido fácil, pois também aqui andei de
número para número sempre a dizerem-me que a EDP não tinha nada a ver com a religação do
gás da minha casa, pois isso era competência da Lisboa gás.
Após muita insistência da minha parte lá consegui uma operadora que
disse-me que de facto era a EDP que tinha que pedir a religação e fez esse
pedido à Lisboa gás, dizendo-me que aguardasse ao telefone enquanto ela fazia o
pedido.
Aproveitei no fim, para pedir à
operadora para realizar uma queixa da minha parte a todo esse disparate pelo
qual eu estava a passar o que ela fez. Passados uns minutos recebi no meu
telemóvel, uma msg a dizer que a minha queixa tinha sido registada, ou seja a
queixa andou para a frente, a religação do meu gás não atava nem desatava!
Na passada 6 feira, dia 27, fiquei toda a manhã a aguardar que alguém
aparecesse e como continuava sem gás na minha casa e sem que me tivessem dito
nada, tornei a pegar no telefone e ligar a saber se a Lisboa Gás já tinha
recebido por parte da EDP o pedido de religação do gás. Recebi como resposta
que a Lisboa gás ainda não tinha recebido nada da EDP. Telefonei para esta e
disseram-me que já tinham encaminhado o pedido para a Lisboa gás e estranhavam
que a Lisboa gás ainda não tivesse recebido nada!
Como entrou o fim de semana, lá fiquei sem gás e como não trabalhavam
nesses dias tive que me aguentar sem ter o serviço, pelo qual nunca estive em
dívida!
No dia 30 segunda feira tornei a fazer diligências entre as duas
empresas e fui sempre recebendo como
resposta que aguardasse. A Lisboa Gás ás ia dizendo que nada tinha recebido da EDP
e a EDP dizendo que já tinha enviado o pedido.
Pelo meio fui encontrando operadores que iam dizendo as maiores
incongruências, pois ora um dizia uma coisa, ora outro dizia outra, sem que
houvesse qualquer coordenação entre os mesmos, coisa que me faz pensar que
existe dentro dessas empresas operadores sem a mínima preparação para lidar com
o público em geral.
No dia 1 de Julho, desesperada e depois de telefonar para ambas as
empresas em vão, pois as resposta variam entre “nós já mandamos o pedido de religação e não podemos fazer mais nada…”
e “ainda não recebemos qualquer pedido e
por isso não podemos fazer a religação do gás…” resolvi ir à sede da EDP na
no Marquês de Pombal e resolver ali a questão de uma vez por todas, pois no meu
ver alguém das chefias deveria tomar
conta desta ocorrência que já raiava à
insanidade!
Quando chegou a minha vez de ser atendida e expondo toda a questão a
primeira coisa que a funcionária disse foi que era com a Lisboa gás e não com a
EDP!
Fartíssima de respostas dessas, eu resolvi ligar para a Lisboa gás mesmo ali
(por telemóvel) e passar a chamada à funcionária para ela ouvir de viva voz a
resposta da sua colega da lisboa gás.
Assim fiz, e vi a surpresa da funcionária
da EDP quando ouviu a reposta da sua colega da Lisboa gás e mais
surpresa ficou quando após várias chamadas para a Lisboa gás e para os seus
próprios colegas da EDP, foi paulatinamente entrando no mundo kafkiano em que
eu tenho vivido nesses últimos dias!
O que é certo é que entrei ali às 11 horas e já era uma hora da tarde e a
mesma ainda não tinha conseguido nada, sendo então obrigada a passar o caso
para a chefia que resolveu tomar o caso nas suas mãos, pedindo para eu
aguardar, o que fiz durante larguíssimos minutos.
No fim, já perto das 14.30, a funcionária superior apareceu para me dizer
que (depois de muito pedir!!!!) finalmente tinha conseguido que a Lisboa gás me
fosse ligar o gás, mas que aguardava confirmação dos mesmos.
Mandou-me regressar a casa, ficando com o meu
telemóvel, para me ligar dando-me depois as horas em que me fossem ainda
hoje ligar o gás.
Sai da EDP por volta das 14.40, e eram 15.20 a mesma funcionária superior,
telefonou-me a dizer que entre as 16.00 e as 18.00 horas um técnico da EDP ia
fazer a inspeção pelo qual eu tinha de pagar 60.00 euros (já tinha pago 133.00
pelo arranjo da fuga de gas!!!) e nesse
mesmo dia de hoje um técnico da Lisboa gás vinha então à minha casa fazer a religação, pois era isso que tinha
ficado combinado na troca de emails entre a EDP e a Lisboa gás.
Por volta das 16 horas lá apareceu um inspector (mandado pela EDP)
para fazer a inspeção, técnico esse que depois de fazer a dita inspecção quedou-se três quartos de hora!!! sem nada fazer pois pois
não podia concluir a inspecção sem que o técnico da Lisboa gás aparecesse para se fazer a
religação.
Para grande espanto meu o técnico da Lisboa Gáz não apareceu quando tudo tinha ficado combinado entre a EDP e a Lisboa Gás.
O inspector foi-se embora, eu telefonei para a EDP dizendo que continuava sem gás porque aprsar da inspecção estar feita, quem me deveria ligar o gás não apareceu, da EDP ficaram muito surpresas, depois telefonei para a Lisboa Gás e para grande espanto meu fui informada que não tinha entrado nos serviços qualquer indicação por parte da EDP para religação do gás!
Como podem ver, eu estava imersa no maravilhoso mundo de gente completamente doida!
Bom, no dia 2 de Julho sigo outra vez para a EDP, há uma repetição do dia anterior, mais emails trocados entre as chefias e a Lisboa Gás, a promessa que me iam ligar nesse dia o gás, coisa que não veio a acontecer, mais telefonemas meus para ambas as entidades e ao fim do dia tenho a promessa que no dia a 3 de Julho entre as 9 e as 10h, ia ser feita a religação do gás uma vez que tinha já chegado à Lisboa Gás o pedido de religação.
No dia 3 de Julho, logo de manhã aparece novamente um inspector da EDP, e só mais tarde o técnico da Lisboa Gás para fazer a religação, coisa que foi feita em escassos minutos!!!
Após tudo isso não pude deixar de me interrogar completamente estupefacta como pode existir no nosso mercado empresas tão irresponsáveis.São empresas que prestando um serviço público e que são pagas a peso de ouro pelos seus clientes!
As questões que aqui deixam são as seguintes:
Como é que cortam o gás a uma pessoa e depois levem uma semana par ao
ligar, passando a responsabilidade de empresa para empresa?
Porquê a EDP ser tida e achada num processo que só deveria ser apenas e só
da competência da Lisboa gás?
Afinal foi um piquete da Lisboa gás que me fechou o gás! Não deveria ser outro piquete a ligar esse mesmo gás?
Porquê tanta desumanidade para com os clientes que são o sustento dessas
empresas?
Disseram-me, em telefonema que fiz logo na 5ªfeira para a Lisboa gás que
tudo se ficava a dever ao facto da EDP ser minha comercializadora e por isso
tudo passar pela EDP.
Mas isso não é ridículo?
Como é que duas empresas podem
lutar assim pela concorrência e deixar os clientes em “maus lençois”?
O que me leva a supor é que há algum litígio entre a EDP e a Lisboa gás devido ao facto de uma ser a fornecedora e outra a compradora. Uma compra o gás à outra e vende ao clientes a bons preços. A que vende sente-se prejudicada e quem paga são os consumidores que nada têm a ver com o "pato".
Devido a tudo isso caso num futuro muito longuínquo (espero eu) tiver algum problema em termos de fuga de gás, não chamarei nunca a Lisboa gás, mas chamarei, isso sim uma empresa que opere no mercado e que sei que chegada à minha casa tudo resolverá o problema sem que eu passe pelas agruras que passei devido à desumanidade de duas empresas em guerra aberta e que se estão puramente a marimbarem-se para os clientes que são seu sustento!