Parte réptil, parte humana a serpente é bastante perturbadora, nesta representação do Pecado Original de Adão e Eva.Junto da Árvore da Vida, Eva modestamente coberta por uma flor de íris estrategicamente colocada no seu baixo ventre, estende o braço para alcançar uma segunda maça,(que oferecerá a Adão) depois de já ter mordido uma primeira.Este estende a mão de uma forma muito delicada e ao mesmo tempo decisiva.É um momento crítico, em que o tempo como que deixa de existir, tudo é calmo e sedutor, estático e sereno. A estranha serpente tudo observa com olhar cândido e doce.O cuidado com que cada uma das folhas da árvore, da relva e das madeixas de cabelo de Eva foram pintadas é surpreendente.Reparemos também na representação da serpente.Esta foge ao padrão habitual, visto que representa uma figura feminina com cauda e pernas fortes e peludas.O braço é de um animal e as mãos e pés são palmides com garras.Contudo o rosto é cândido quase angelical e irmanasse ligeiramente ao de Eva se não fosse o tom escurecido da pele, um tom que se assemelha ao de Adão.Esta cena forma o painel de um díptico (um retábulo composto por dois painéis ligados entre si).As cores claras e luminosas e a descrição directa das figuras aqui expostas são típicas da pintura dos Países Baixos do século XV. A fama deste pintor espalhou-se até Itália, onde um dos seus retábulos causou grande sensação em Florença.Diz-se que Hugo van der Goes (1440/1482) enlouqueceu durante uma viagem a Colónia em 1481 e um ano depois morreu, permanecendo até à sua morte num estado de grande perturbação mental.Esta obra, denominada de "O Pecado Original", foi realizada em 1470, é óleo sobre madeira, tem 35,5x23,2cm e encontra-se num museu em Viena de Áustria.
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