sábado, julho 18, 2009

Arnold Bocklin - Combate de Centauros

Pintor suíço, nascido no ano de 1827, e falecido em 1901, em Basileia, na Suíça, Arnold Böcklin formou-se em pintura na Academia de Düsseldorf, tendo tido como seu mestre Johann Schirmer. Foi artisticamente influenciado pelas obras de Thomas Couture e de Camille Corot, aquando da sua visita à cidade de Paris, em 1848. Esteve posteriormente em Roma, entre os anos de 1850 e 1857, onde, à semelhança de outros artistas do seu tempo, fez cópias de obras da Antiguidade Clássica. Esta vertente artística patenteou-se em algumas das suas obras, nomeadamente as realizadas após travar conhecimento com o pintor Hans von Marées na cidade de Florença, em 1874, que possuía a mesma inclinação para as formas e temas clássicos. Do conjunto de obras que observou, copiou e estudou em Itália seriam os trabalhos de Rafael que mais o marcariam. Por outro lado, retirou elementos das naturezas presentes nos quadros de pintores quinhentistas e seiscentistas do Norte da Europa, como Salomon von Ruysdael, Albrecht Dürer e Mateus Grünewald, que aliou a temáticas próprias do Romantismo Alemão. Tal deu origem a pinturas como A Ilha dos Mortos, de 1880, uma das suas obras mais conhecidas, e que ele caracterizou como "uma imagem para sonhar" (o nome pelo qual a pintura é conhecida foi dado por um comerciante de arte). Todos estes aspectos, reforçados pelos elementos que Böcklin retirou do movimento simbolista francês, contribuíram para a influência exercida sobre pintores do Expressionismo e do Surrealismo, como Salvador Dalí e Giorgio de Chirico. O trabalho de Böcklin desenvolveu-se sobretudo na sua cidade natal e em Munique, tendo-se igualmente destacado na pintura mural (nas escadas do Kunstmuseum de Basileia) e de retratos (A actriz Jenny Janauschek). Algumas das suas obras encontram-se na Nationalgalerie de Berlin, no Metropolitan Museum de Nova Iorque, na Neue Pinakotek de Munique e no Kunstmuseum de Basileia.
A obra que aqui aparece denomina-se O Combate de Centauros e nela Bocklin representa uma sensação de horror, mais do que a sua realidade explícita. Numa paisagem sobrenatural, surgem-nos a figura de heróis centauros, eles dominam a tela, numa coreografia dramática.Grande parte da tensão deste quadro resulta das posses contorcidas e expressões de aflição dos centauros pintados em tons vivos, o que nos transmite uma sensação de drama e emoção. Os ambientes fantásticos, os tons ameaçadores e sombrios e a propensão para uma emotividade perturbadora tornaram-no popular na sua época, tendo vindo a inspirar mais tarde a obra dos expressionistas alemães e dos simbolistas franceses.As suas pinturas alegóricas eram admiradas pelo seu forte impacto e por desafiarem as emoçoes dos espectadores de forma incontornável.
Esta obra denominada O Combate dos Centauros, foi realizada em 1873, é Óleo sobre tela, mede 105x195cm e está no Kunstmuseum em Basileia.

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