Michelangelo Merisi Caravaggio nasceu presumivelmente em Milão em 1571 e morreu em Porto Ercole em 1610.Estudou com o pintor Simone Peterzano em Milão entre 1584/88 antes de trabalhar na cidade de Caravaggio, perto de Bérgamo.Por volta de 1592, foi par a Roma, onde colaborou em vários oficinas de arte e como era um belíssimo pintor rapidamente encontrou patronos na corte papal, onde passa a trabalhar.Como tinha um estilo de vida pouco convencional era quezilento, tumultuoso e estava constantemente mergulhado em brigas e em dividas foi diversas vezes preso e passou os últimos anos da sua vida em constante fuga, estando aliás a sua morte mergulhada em mistério. Contrastando com Annibale Caragi, do qual já aqui abordei num post anterior, Caravaggio tentou insuflar nova vida na arte ao retratar as pessoas e os objectos de uma forma mais extremamente realista e naturalista, usando pessoas comuns e até muitas vezes prostitutas e pedintes para posarem para si. Foi um artista que sempre foi muito meticuloso na apresentação das figuras, assim como procurou sempre usar fortes contrastes entre luz e sombra, passando esse aspecto a ser uma característica da sua obra. Embora menosprezado por alguns contemporâneos, Caravaggio teve grande influência em muitos artistas da geração seguinte por toda a Europa.Os seus principais trabalho incluem, "Cristo em Casa de Emaús", 1597"A Incredulidade de S.Tomás",1600,"David e Golias",1609 "A Conversão de Saúl",1601,"A Tocadora de Alaúde",1595, "A Vidente",1597 ,"Judite e Holofernes",1600.É precisamente este último quadro que aqui surge. É um óleo sobre tela, tem 145x195, e nele Caravaggio retrata um tema que também foi abordado por outros pintores nomeadamente Artemisia Gentileschi e Cristofano Allori.Neste dramático quadro, Caravaggio mostra Judite perpetrando o terrível feito que libertou o seu povo dos torcionários.Segundo reza a história, Judite foi convidada para a tenda de Holofernes e encorajou-o a beber até à embriaguez, durante uma refeição. Cortou-lhe então a cabeça com a sua própria espada e levou-a para a cidade, onde a exibiu ao seu povo. Na versão de Caravaggio, Judite aparece de supresa à direita do quadro, acompanhada pela sua aia e então decapita o inimigo; a luz destaca os pormenores macabros. A magnífica cortina escarlate que cai sobre essa cena simboliza quer a natureza sangrenta da morte, quer o triunfo da heroína. As figuras de Judite e da velha criada são muito realistas.A cara de Judite e as mãos estão queimadas pelo trabalho ao sol, enquanto a pele do seu corpo, activo e muito poderoso, é pálido.Os traços e as mãos gastas da velha aia são impressionantes.Ela segura um saco onde Judite colocará a cabeça de Holofenes, O rosto de ambas revela determinação, havendo um ligeiro asco no rosto de Judite.Por sua vez Holofernes apanhado na surpresa da morte esboça um último grito. O sangue que espirra sobra a cama é impressionante, como impressionante é todo essa obra magnifica, que pode ser vista na Galleria Nazionale d'Arte Antica em Roma.
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