Michelangelo Merisi da Caravaggio nasceu em Milão a 29 de Setembro de 1571 e morreu em Porto Ercole, comuna de Monte Argentario a 18 de Julho de 1610.Vivia em constantes viagens entre Roma, Sicília, Malta, Veneza... É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família, que ele adoptou como nome artístico. Mesmo ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido em Milão, onde o seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do Marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos. Porém ele lidou com o seu sucesso de uma forma atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "Após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601."Considerado um borguista inconsequente, vivia envolvido em constantes problemas com a polícia, estava constantemente falido e procurava brigas nos bairros mal afamados das cidades por onde viajava. Em 1606, mata um jovem durante uma dessas suas constantes brigas e foge de Roma, com a cabeça a prémio. Em Malta (1608) envolve-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido às suas acções, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos vítima de Malária. Nas suas obras Caravaggio tinha por hábito usar a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma e essa técnica usou-a no seu quadro para 'Maria e os Apóstolos'. A sua constante fonte de inspiração eram comerciantes, prostitutas, marinheiros, ou seja todo o tipo de pessoas que não eram de estirpe nobre e que tivessem grande expressão, como é visível nas suas obras. O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta aparecida morta do rio Tibre para pintar 'A Morte da Virgem'. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma. A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o espectador para dentro da cena, como fica bem demonstrado em 'A Ceia em casa de Emmaus'. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo.
Neste quadro que aqui aparece denominado de "David vencendo Golias", Caravaggio representa com grande crueza e realismo o momento em que David corta a cabeça do gigante Golias e a ata, tal como aparece escrito na Bíblia no primeiro livro de Samuel.A história conta como David foi ao encontro de Golias, disposto a confrontar-se com ele. Meteu a mão no seu bornal, tirou de lá uma pedra e arremessou-a contra a cabeça do gigante Golias. Este ferido fatalmente na testa, cai no chão. David corre rapidamente até o filisteu, põe-se em cima dele, arrebata-lhe a espada e decapita-o. Os filisteus ao verem tal acto de bravura fogem, deixando para trás o seu herói morto por David. Na composição as figuras de David e de Golias aparecem intensamente iluminadas, emergindo de um fundo negro, tão característico da pintura deste artista.Esta obra constitui mais um exemplo do estilo realista e tenebrista iniciado por Caravaggio no barroco. O pintor italiano utiliza uma gama cromática muito reduzida e que realça o realismo da cena. Deste modo, emprega os negros, os brancos , os ocres e os cinzas. A cabeça de Golias é representada com um naturalimo absolutamente dramático, com a profunda ferida na testa, os olhos vidrados e a boca entreaberta por onde exalou o seu último suspiro!
Esta obra denominada de "David vencendo Golias", foi realizada ente 1601/02, é Óleo sobre tela, tem 1.10x91 cm e pode ser vista no Museu do Prado em Madrid.
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