A obra que aqui aparece (1883/1884) é considerada uma das obras mais conhecidas de J.Singer Sargent, pintor que já aqui abordei num post anterior a propósito da sua obra "Rua de Veneza".Denominada de "Madame Pierre Gautreau",(Madame X), vemos o retrato da esposa do banqueiro francês Pierre Cautreau, Virginia Avegno, nascida em Nova Orleães.Esta mulher era considerada nas círculos parisienses como uma das belezas mais singulares da década de 1880.O artista provavelmente, conheceu-a em 1881, chamando-lhe a atenção não apenas a sua extraordinária beleza, mas sobretudo a maquilhagem de cor branca que cobria a sua pele, parecendo uma actriz de teatro. A obra foi apresentada no Salão de Artes de 1884, logo após Singer a ter terminado, recebendo contudo críticas muito negativas precisamente pela cor excessivamente pálida da sua pele e pelo vestido preto com que o artista retratou madame Gautreau. O contraste estabelecido entre a pele de alabastro e a cor escura do vestido é algo que não causou muito boa impressão entre a crítica.Torna-se contudo, interessante observar a postura de Mme Gautreau que está de pé com o corpo voltado para trás, enquanto desvia o olhar orgulhoso para a direita, mostrando o seu belo perfil.Este rosto chama a nossa atenção, posto que desviado ligeiramente para a direita, mostra-nos um nariz aquilino e pontiagudo enquanto o seu cabelo ruivo acentua magnificamente a alvura da sua pele.A mão com que pega o vestido apresenta um tom alaranjado própria da cor da carne que destoa claramente do resto da sua pele completamente branca.Num primeiro esboço a alça do vestido de madame Gautreau estava descaida revelando o ombro por inteiro.Consta que isso causou grande 'frison' aquando da apresentação do quadro, posto que a moralista sociedade da época reagiu mal a esta excessiva exposição carnal.J.Singer teve então que compôr isso, colocando a alça do vestido no seu devido lugar, mas o escândalo sobre a obra perdurou.Singer recolhe-a (visto que o marido de Madame Gautreau rejeita-a recusando-se a pagar a mesma), ficando com ela até à sua morte.Um quadro muito suis generis na sua originalidade e controvérsia assim como no contrate de cores utilizadas pelo artista.Esta obra é um óleo sobre tela, tem dimensões consideraveis, 208,6x109,9cm e pode ser apreciada no Metropolitan Museu of Art de Nova Iorque (MoMa).
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